Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
33º
MIN 17º MÁX 33º

Medicamentos? Idosos com baixos recursos passam a ter "desconto imediato"

Medida vai aplicar-se aos medicamentos comparticipados e aos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI).

Medicamentos? Idosos com baixos recursos passam a ter "desconto imediato"
Notícias ao Minuto

08:04 - 25/09/23 por Beatriz Vasconcelos

Economia Idosos

A partir de agora, os idosos com baixos recursos financeiros - que recebem o Complemento Solidário para Idosos (CSI) - vão ter direito a medicamentos comparticipados na hora, o que significa que não terão de avançar com o valor total no momento da compra, anunciou o Governo, esta segunda-feira. 

"A partir desta segunda-feira, 25 de setembro, os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) passam a ter desconto imediato na compra dos medicamentos comparticipados, não tendo de fazer o habitual pagamento do valor não comparticipado e pedido de reembolso", pode ler-se num comunicado do Governo. 

O Executivo lembra que, "até agora, os utentes tinham de apresentar a fatura no centro de saúde e requerer os Benefícios Adicionais de Saúde (desconto de 50% na parcela do preço não comparticipada pelo Estado), no prazo de 180 dias após a realização da despesa, sendo necessário esperar pelo processamento e pagamento do reembolso, juntamente com a pensão e o CSI".

Com esta alteração, "introduzida no âmbito do programa SIMPLEX, os beneficiários deste apoio ficam dispensados automaticamente do pagamento de 50% da parcela não comparticipada no preço dos medicamentos".

"Além do apoio nos medicamentos, cuja atribuição passa a ser automática no ato da compra, os beneficiários do CSI continuam a ter direito ao reembolso das despesas que tenham com a aquisição de óculos e lentes (75% da despesa, até ao limite de 100€, de dois em dois anos) e com a aquisição de próteses dentárias removíveis (75% da despesa, até ao limite de 250€, de três em três anos)", lembra o Governo na mesma nota.

Estes beneficiários, refira-se, "podem ainda aceder, de forma gratuita, às consultas de dentista/estomatologista, através do cheque-dentista, entre uma lista de profissionais de saúde oral disponível no centro de saúde". 

Vale lembrar que o CSI é um "apoio em dinheiro pago mensalmente aos idosos de baixos recursos, com idade igual ou superior à idade normal de acesso à pensão de velhice do regime geral de Segurança Social, ou seja, 66 anos e 4 meses e residentes em Portugal", pode ler-se no site da Segurança Social. Mais informações sobre este apoio aqui.

Leia Também: Há mais duas funcionalidades na app da Segurança Social (conheça-as aqui)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório