Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2023
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

No final do ano, Portugal vai ter um novo operador de bombas de gasolina

O operador independente de estações de serviço espanhol Petroprix vai internacionalizar-se e iniciar atividade em Portugal no final deste ano, e no Chile e Panamá em 2024, foi hoje anunciado.

No final do ano, Portugal vai ter um novo operador de bombas de gasolina
Notícias ao Minuto

12:51 - 22/09/23 por Lusa

Economia Petroprix

Para tal, a empresa andaluza conta já com departamentos próprios de Expansão, Técnico e Administrativo em Portugal, geridos a partir da sede em Lisboa, e estabeleceu como objetivo alcançar a abertura de 50 estações no país até 2025.

"Portugal é o primeiro passo da nossa empresa para crescer fora de Espanha. Não excluímos a possibilidade de, dentro de alguns anos, exportar o nosso modelo para outros países europeus, para continuar a crescer internacionalmente", declarou o presidente do grupo, Manuel Santiago, na apresentação do seu plano estratégico, por ocasião do décimo aniversário.

A Petroprix disse que vai replicar o modelo de negócio que tem em Espanha, com estações de serviço automáticas com tecnologia própria que são entre 10 e 20 cêntimos mais baratas do que o modelo tradicional.

Entretanto, a sua expansão na América Latina, através do Chile e do Panamá, visa aumentar o grau de concorrência limitada que existe nestes mercados, em benefício dos consumidores.

Em 2022, a Petroprix ultrapassará os 700 milhões de euros em vendas, o dobro de 2021.

Além disso, a empresa abriu mais de 20 novas estações de serviço na Andaluzia, Madrid, Castela e Leão, Galiza, País Basco, Valência e Ilhas Canárias.

O ano foi marcado pelo aumento do preço dos combustíveis em Espanha. O maior aumento de preços ocorreu em fevereiro, quando se deu a invasão da Ucrânia pela Rússia, e continuou ao longo do ano.

"As circunstâncias que vivemos não foram nada fáceis. O aumento dos preços obrigou-nos a ajustar as margens tanto quanto possível para conter o aumento para o consumidor. E isso é algo que os condutores apreciam cada vez que vêm abastecer", explicou Santiago.

Leia Também: Xavi enche João Félix e Cancelo de elogios, mas avisa: "Ainda é cedo"

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório