A AdC recebeu a notificação prévia da operação de concentração das empresas em 15 de setembro, que respeita "à aquisição do controlo exclusivo de ativos de produtos farmacêuticos da Sanofi S.A. e suas afiliadas (Sanofi), pela Atnahs Pharma UK Limited, (Pharmanovia)".
A Pharmanovia é empresa farmacêutica sediada no Reino Unido que é indiretamente controlada em exclusivo por fundos conhecidos como Triton que investe em participações de capital 'private equity'.
A Sanofi tem um conjunto de ativos (marcas, registos, autorizações de introdução no mercado, contratos de fornecimento, e de fabrico e inventário) relativos a produtos farmacêuticos baseados em princípios ativos clobazam, fenobarbital, proclorperazina e ciamemazina), de acordo com a informação no 'site' da AdC.
"Em Portugal estão em causa os ativos de produtos farmacêuticos da Sanofi e os direitos conexos relativos ao princípio ativo clobazam, comercializado sob a designação comercial Castilium, indicado para o tratamento da ansiedade", adianta.
Quaisquer observações a esta operação devem ser remetidas à Concorrência no prazo de 10 dias úteis a contar da publicação da operação.
Leia Também: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de 24 milhões à Super Bock