Ministro alemão defende que BCE deve reduzir rapidamente a inflação

O ministro das Finanças da Alemanha, o liberal Christian Lindner, afirmou hoje que o Banco Central Europeu (BCE) deve reduzir rapidamente a inflação.

Notícia

© Lusa

Lusa
21/09/2023 12:27 ‧ 21/09/2023 por Lusa

Economia

Christian Lindner

Lindner acrescentou que a prioridade neste momento "é estabelecer a estabilidade dos preços", enquanto participava virtualmente de Berlim numa conferência bancária em Frankfurt organizada pelo diário alemão "Handelsblatt".

O ministro não pôde estar hoje em Frankfurt devido aos seus compromissos políticos na capital e porque está a recuperar da infeção por covid-19 que contraiu durante a participação informal no Ecofin, em Santiago de Compostela (Espanha), na semana passada.

Lindner apoiou a subida das taxas de juro do BCE na semana passada, "o que é compreensível para o Governo alemão", apesar de a economia alemã estar em contração.

O ministro das Finanças alemão criticou o facto de estar a ser discutida na Alemanha uma semana de trabalho de quatro dias com o mesmo salário que uma semana de trabalho de cinco dias, porque sem produtividade isso não é possível.

Lindner considerou que se trata de um problema de mentalidade e que a Alemanha só pode manter a sua prosperidade através do trabalho árduo.

A proposta de menos trabalho pelo mesmo salário foi apresentada na Alemanha pelo sindicato dos metalúrgicos IG Metall nas negociações para o novo acordo coletivo neste setor.

Leia Também: Taxas do BCE já atingiram pico? "Não se pode dizer: dependerá dos dados"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas