Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Atualizações pagas ao setor social? "Dia especialmente simbólico"

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, considerou que hoje foi "um dia especialmente simbólico", porque começaram a ser pagas as atualizações das comparticipações financeiras ao setor social.

Atualizações pagas ao setor social? "Dia especialmente simbólico"
Notícias ao Minuto

20:17 - 20/09/23 por Lusa

Economia Ministra do Trabalho

"Espero que já tenham sentido hoje o aumento a acontecer", disse a ministra aos responsáveis da creche do Souto da Carpalhosa, no concelho de Leiria, inaugurada no âmbito da iniciativa "Governo + Próximo", que decorre até quinta-feira no distrito.

Ana Mendes Godinho destacou o início do pagamento dos aumentos das atualizações para o setor social - mais 11% nas respostas de âmbito residencial e Centro de Dia, e 8% nas restantes respostas, com retroativos desde janeiro:

"Hoje é um dia especialmente simbólico. Sinto que hoje estamos aqui a cumprir um compromisso assumido com o setor social no âmbito do Pacto de Cooperação, em que assumimos que, até 2026, procuraríamos caminhar para uma repartição equitativa entre o setor social e o Estado nesta resposta conjunta".

Para a ministra, o dia significa o "cumprir compromissos, que é preciso honrar para que eles se tornem cada vez mais fortes", num caminho de "mobilização de esforços, com um objetivo comum" para o setor social, "que também abrange as creches", salientou no Souto da Carpalhosa.

Na creche hoje inaugurada, Ana Mendes Godinho identificou o exemplo do "um salto transformacional" a acontecer na "nossa forma de resposta social às crianças": 

"É um dia feliz também porque mostra que há transformação em curso. A gratuitidade das creches assume-se como um investimento, que todos nós estamos a pagar, porque como sociedade reconhecemos que ter uma creche gratuita para uma criança pode transformar a sua vida e a das suas famílias". 

Assumiu ainda orgulho pela forma como essa transformação está a ser feita, ultrapassando a burocracia, que "não acrescenta valor nenhum - só ruído, tempo, desgaste e inutilidade". 

A creche inaugurada no concelho de Leiria "é disso símbolo", porque, a par de ter beneficiado de fundos do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), resulta de "uma portaria que eu aprovei - com alguma tensão - em julho", onde se defende que "temos de ser simples, não há tempo a perder e precisamos é de respostas". 

"Não precisamos de medições complexas que não acrescentam valor nenhum. A portaria diz que se houver espaços que possam ser reconvertidos, salas de pré-escolar em salas de creche, então não é preciso autorização, é automático. Basta que as pessoas verifiquem e declarem que têm condições. Aqui estamos a verificar que isso aconteceu", afirmou, com orgulho, Ana Mendes Godinho.

O modelo encontrado para aumentar o número de creches e vagas é passível de ser estendido a outras áreas:

"Tenho aqui testemunhas que funciona" e, por isso, "agora é replicar isto em tudo; começámos por aqui e há muita gente à nossa espera", antecipou.

A ministra lembrou ainda que "o tema das creches começou como um tema difícil" mas prova que, "quando nos mobilizamos, conseguimos uma resposta extraordinária para muitas vidas".

Leia Também: Maioria dos trabalhadores estrangeiros a descontar à Seg. Social da CPLP

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório