Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Costa sobre Autoeuropa? Funcionários lamentam falta de palavra de apreço

Funcionários da Autoeuropa receberam as palavras do primeiro-ministro, António Costa, com alguma tristeza, já que dizem ter faltado uma palavra de "apreço" para com os trabalhadores. 

Costa sobre Autoeuropa? Funcionários lamentam falta de palavra de apreço
Notícias ao Minuto

10:43 - 11/09/23 por Notícias ao Minuto

Economia Autoeuropa

O coordenador das Comissões de Trabalhadores (CT) do Parque Industrial da Autoeuropa, Daniel Bernardino, referiu, esta segunda-feira, que os funcionários receberam as palavras do primeiro-ministro, António Costa, com alguma tristeza, já que diz ter faltado uma palavra de "apreço" para com os trabalhadores. 

"Das declarações que ouvimos ontem do primeiro-ministro, que recebemos com alguma tristeza, não se ouviu uma palavra de apreço para com estes trabalhadores do Parque Industrial. Estamos a falar de 11 mil trabalhadores, a maioria vai entrar em lay-off", disse Daniel Bernardino, em declarações à CNN Portugal. 

António Costa antecipou, no domingo, que a suspensão da atividade na fábrica da Autoeuropa terá um impacto negativo no produto e nas exportações nacionais, salientando tanto os sucessivos choques económicos no mundo, como a crescente interdependência.

A fábrica de automóveis da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, inicia hoje uma paragem de produção de nove semanas que já provocou o despedimento de centenas de trabalhadores precários.

"Neste momento, temos apurado que 300 trabalhadores vão ficar desempregados e estes são, obviamente, os que mais nos preocupam. Alguns deles não têm direito a subsídio de desemprego e era necessária uma proteção social para estes trabalhadores", disse Daniel Bernardino, apelando à "responsabilidade social" das empresas. 

O coordenador das CT do Parque Industrial da Autoeuropa detalhou ainda que vai existir "uma reunião com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) no dia 14" onde estes temas serão abordados e uma outra com o "Ministério do Trabalho, amanhã, às 18h". 

Além dos 100 trabalhadores precários dispensados pela fábrica de automóveis do grupo alemão Volkswagen, há várias empresas do parque industrial que também já anunciaram a intenção de dispensar dezenas de trabalhadores temporários ou com contratos a termo.

Leia Também: Autoeuropa inicia hoje paragem de produção que já provocou despedimentos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório