Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 30º

Governo vai estender medida do IVA zero até ao final do ano

O anúncio foi feito por António Costa, num discurso em que evocou as medidas do Governo contra as desigualdades sociais.

Governo vai estender medida do IVA zero até ao final do ano
Notícias ao Minuto

22:54 - 06/09/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia IVA Zero

O primeiro-ministro anunciou que a medida do IVA zero, promovida pelo Governo este ano para fazer face à inflação, será estendida até ao final deste ano, vincando a sua eficácia.

No discurso de abertura da Academia do PS, um evento que marca a rentrée política dos socialistas, Costa reiterou que "a medida contribuiu para reduzir os preços". O primeiro-ministro avançou que a extensão do IVA zero será aprovada na próxima reunião do Conselho de Ministros, na quinta-feira.

"É assim que se governa, é estar atento à vida das pessoas", afirmou.

A medida, que entrou no vigor em abril, foi criada para combater a subida dos preços nos produtos alimentares, isentando de Imposto de Valor Acrescentado 46 produtos alimentares, estando previsto que vigorasse até ao final do mês de outubro.

No domingo, o comentador e conselheiro de Estado, Luís Marques Mendes, já tinha avançado que o Governo pretendia prorrogar a medida do IVA zero, elogiando o seu impacto, apesar do preço do cabaz alimentar continuar a ser muito elevado.

Já quanto ao aumento das taxas de juro no crédito à habitação, António Costa remeteu medidas para depois da reunião da próxima semana do Banco Central Europeu "para ficar mais claro o que vai acontecer" mas garantiu que o Governo vai adotar novas medidas para apoiar as famílias ainda em setembro.

[Notícia atualizada às 23h07]

Leia Também: Governo deverá prolongar IVA zero no cabaz alimentar até final do ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório