O Metropolitano de Lisboa vai iniciar a 7 de setembro, na estação Alameda, a instalação de cinco novos elevadores, "com vista a melhorar a acessibilidade em toda a estação", anunciou a empresa.
Num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o Metropolitano de Lisboa dá conta que se trata de "um investimento total de um milhão de euros e prevê-se que a obra esteja concluída até ao final do corrente ano".
Isto porque, segundo a empresa, os elevadores existentes na estação da Alameda têm 23 anos e já se encontram "em período de fim de vida", uma vez que "a esperança média de vida desses equipamentos com semelhantes características rondam os 25 anos".
Os trabalhos de construção e instalação dos novos elevadores vão permitir o acesso entre a superfície e o cais a pessoas de mobilidade reduzida, designadamente de cadeira de rodas.
Com a implementação dos novos elevadores, "vão ser substituídos dois elevadores na estação Alameda I (linha Verde), de ligação átrio/cais/átrio, e os restantes na estação Alameda II (linha Vermelha), sendo que um deles fará a ligação rua/átrio".
A substituição desses cinco elevadores por equipamentos mais modernos e resistentes, será efetuada de forma faseada, de modo a não causar constrangimentos a quem deseja utilizar a estação.
O Metropolitano de Lisboa informa ainda "as novas estações previstas inaugurar no âmbito da linha Circular e do prolongamento da linha Vermelha a Alcântara, abrirão ao público já dotadas de todos os equipamentos necessários e meios de acessibilidade plena".
Leia Também: Carris Metropolitana com 80 autocarros elétricos na margem norte do Tejo