Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 14º MÁX 28º

Sindicatos pedem reunião com Governo e querem intervenção das Finanças

Sindicatos dizem ter registado progressos, mas que ainda há problemas por resolver.

Sindicatos pedem reunião com Governo e querem intervenção das Finanças
Notícias ao Minuto

11:38 - 05/09/23 por Notícias ao Minuto

Economia Bancários

Os sindicatos do setor financeiro solicitaram uma nova reunião com o Governo, a fim de resolverem problemas que dizem não ter sido solucionados após uma primeira reunião com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, em maio.

Em causa,  referem os sindicatos MAIS, SBN (Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro em Portugal) e SBC (Sindicatos dos Bancários do Centro), estão problemas no pagamento da meia-pensão, os aumentos na Parvalorem e a recusa da CGD no aumento adicional.

Estes três sindicatos referem que em maio, discutiram o pagamento da meia-pensão aos bancários reformados; a inexistência de aumentos na Parvalorem; e a recusa da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em aplicar o aumento adicional de 1% decretado pela tutela.

"Desde então houve desenvolvimentos, mas diversos problemas subsistem", afirmam, em comunicado.

Os sindicatos acusam a CGD de não ter cumprido o aumento adicional de 1% por forma a cumprir a atualização de 6,1%, conforme despacho da Tutela e acusam as instituições de crédito de lhes terem deduzido indevidamente 125 euros que "pelos mais diversos motivos, os bancários reformados não tinham recebido, estando à espera da aprovação do Ministério das Finanças para a devolução do valor.

Os sindicatos alegam ainda que a Parvalorem atualizou como pretendido os salários, contudo a forma como o fizeram não gera acordo, verificando-se a gestão de aumentos diferenciados.

Por todos estes motivos, "o, MAIS, SBN e SBC voltaram a enviar ao Governo o dossier que elenca os problemas – e propondo soluções –, solicitando nova reunião".

Leia Também: SFJ inicia greves distritais a partir de 8 de setembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório