Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 26º

Inflação afeta poder de compra de sete em cada 10 portugueses

Estudo revela que "houve grupos específicos a sentirem mais o impacto da subida dos preços".

Inflação afeta poder de compra de sete em cada 10 portugueses
Notícias ao Minuto

09:33 - 28/08/23 por Notícias ao Minuto

Economia Inflação

Sete em cada 10 portugueses (72%) assumem que a inflação alterou "bastante ou totalmente" o seu poder de compra, de acordo com o mais recente Barómetro Netsonda, realizado junto de 1.000 portugueses dos 18 aos 64 anos e divulgado esta segunda-feira. 


"Atualmente, mais de metade (55%) dos portugueses diz ter alterado bastante ou totalmente os seus hábitos de consumo, enquanto 72% refere que a inflação alterou bastante ou totalmente o seu poder de compra/ rendimento disponível", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Como consequência, as principais medidas tomadas por aqueles que sentiram uma maior perda no seu poder de compra foram ir menos vezes a restaurantes (72%), comprar menos roupa/ calçado/ acessórios (71%) e comprar mais produtos de marca própria (71%).

O estudo revela, contudo, que "houve grupos específicos a sentirem mais o impacto da subida dos preços e do efeito desta nos seus rendimentos disponíveis".

"O estudo da Netsonda avança que as mulheres, quem tem filhos, quem tem um rendimento mensal líquido do agregado familiar até 2.000€ e quem tem crédito à habitação foram os que mais sentiram o impacto da inflação dos produtos no seu poder de compra", pode ler-se. 

E mais: "Mais de metade dos detentores de crédito à habitação com taxas variáveis indexadas à Euribor diz ter sentido um impacto muito negativo resultante da subida das taxas de juro (Euribor), enquanto 39% sentiu apenas algum impacto negativo".

Leia Também: Contador da eletricidade e do gás: Três informações que deve saber

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório