Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 15º

Certificados de aforro. Um resumo sobre esta "solução de poupança"

O valor aplicado em certificados de aforro voltou a aumentar em julho, mas o ritmo de subida abrandou. Conheça as principais características dos certificados de aforro.

Certificados de aforro. Um resumo sobre esta "solução de poupança"
Notícias ao Minuto

08:45 - 24/08/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Certificados de Aforro

Depois de uma forte procura, o ritmo de subida do valor aplicado em certificados de aforro (CA) abrandou em julho, totalizando 33.610 milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal (BdP). Afinal, como funciona este produto financeiro?

Antes de mais importa referir que os "certificados de aforro são instrumentos de dívida criados com o objetivo de captar a poupança das famílias", de acordo com a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP.

Os CTT - Correios de Portugal disponibilizam, no seu site, um resumo desta "solução de poupança", que explica como funcionam. 

Além disso, pode simular - aqui - a rentabilidade dos certificado de aforro e, deste modo, ficar a saber "quanto crescerá a sua poupança".

Conheça as principais características dos certificados de aforro, segundo os CTT:

Notícias ao Minuto Características dos certificados de aforro© Reprodução do site dos CTT - Correios de Portugal

Os CA captaram 14.944 milhões de euros nos primeiros sete meses desde ano, tendo sido amortizados 960 milhões de euros durante o mesmo período, segundo dados ICGP, divulgados na quarta-feira.

De acordo com o boletim mensal do IGCP, durante o mês de julho os aforradores aplicaram 555 milhões de euros em CA, tendo retirado 166 milhões de euros.

Desde agosto do ano passado que o movimento mensal de entradas e saídas de poupança em CA não era tão baixo. Os dados relativos a julho indicam também que, apesar de a procura por certificados continuar a aumentar, o ritmo abrandou.

Leia Também: Certificados de aforro sobem para 33.610 milhões, mas procura abrandou

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório