Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Estudo: Quanto se gasta em alimentação em Portugal?

Alimentos e as bebidas não alcoólicas representam 17,5% das despesas em bens e serviços em Portugal, revela um estudo.

Estudo: Quanto se gasta em alimentação em Portugal?
Notícias ao Minuto

15:35 - 17/08/23 por Notícias ao Minuto

Economia despesas

Os alimentos e as bebidas não alcoólicas representam 17,5% das despesas em bens e serviços em Portugal, de acordo com um estudo do site Picodi.com, divulgado esta quinta-feira. 

"A equipa de analistas do Picodi.com verificou os dados estatísticos de 105 países e calculou quanto dinheiro as pessoas gastam nas suas compras em todo o mundo. Nesta classificação, Portugal ficou em 30.º lugar entre 105 países – os alimentos e as bebidas não alcoólicas representam 17,5% das despesas em bens e serviços", pode ler-se num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto

Este resultado é semelhante ao de Polónia (17,2%), Grécia (17,6%) e Hungria (18%).

Estes dados mostram, contudo, que as despesas de mercearia variam muito consoante o país: "Por exemplo, menos de um décimo das despesas com alimentos e bebidas não alcoólicas consumidos em casa encontra-se em países como os EUA – 6,7%, Singapura – 8,4%, Reino Unido – 8,7%, Irlanda – 9,2% e Suíça – 9,9%".

"Entre os países incluídos na classificação, a percentagem mais elevada de despesas em produtos alimentares encontra-se na Nigéria, em Myanmar e no Quénia – 59%, 56,6% e 56,1%, respetivamente", conclui ainda o estudo. 

Os dados mostram ainda que as despesas de mercearia mais elevadas na Europa registam-se na Suíça (325 euros/mês), seguida da Noruega (308 euros/mês) e da Dinamarca (281 euros/mês), "o que pode ser explicado pelos preços globalmente elevados nesses países".

Já "um português gasta 204 € por mês em compras", segundo o mesmo estudo.

"As despesas de mercearia mais baixas registam-se na Ucrânia (98 euros/mês), na Bielorrússia (89 euros/mês) e na Moldávia (88 euros/mês)", pode ler-se.

Leia Também: "Estranho e Inquietante". IA do Snapchat confunde utilizadores

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório