Procurar

Lucros de fabricante de armas brasileiro caem 44% com chegada de Lula

Os lucros da Taurus, o maior fabricante de revólveres do mundo, caíram 44,9% no primeiro semestre do ano, prejudicados pelas novas restrições às armas impostas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva no Brasil.

Lucros de fabricante de armas brasileiro caem 44% com chegada de Lula

© iStock

Lusa
15/08/2023 00:41 ‧ há 2 anos por Lusa

Economia

Brasil

O lucro semestral do fabricante brasileiro cifrou-se em 348,4 milhões de reais (64 milhões de euros à taxa de câmbio atual), segundo um comunicado enviado à bolsa, na segunda-feira.

A principal razão para o mau desempenho da empresa foi a "incerteza" no mercado brasileiro no primeiro semestre do ano, provocada pela mudança de governo a 01 de janeiro, quando Lula da Silva sucedeu a Jair Bolsonaro, que facilitou a posse e o uso de armas por civis.

As novas restrições impostas pelo governo de Lula da Silva refletiram-se numa queda de 74,2% nas vendas no Brasil, passando de 186 mil armas no primeiro semestre de 2022 para 48 mil armas no mesmo período deste ano.

A empresa disse que as incertezas se prolongaram durante todo o semestre, até que o governo brasileiro publicou, no final de julho, o decreto que estabeleceu as novas regras que regem o mercado de armas, muito mais restritivas do que as da era Bolsonaro.

Entre outras alterações, o cidadão comum passa a poder ter no máximo duas armas de fogo, metade do que tinha no tempo de Bolsonaro, e os caçadores podem ter um limite de seis armas, quando até dezembro passado podiam acumular 30.

No entanto, a queda nas vendas não se restringiu ao Brasil, e as vendas líquidas da Taurus caíram 29,1% em todo o mundo, para 923 milhões de reais (cerca de 180 milhões de euros) no primeiro semestre.

Nos Estados Unidos, onde é gerado 82,5% do volume de negócios da Taurus, as vendas caíram 21,0% no semestre, para 608 mil armas.

A empresa explicou que esta queda ocorre depois de ter registado um "recorde histórico" de vendas naquele país nos últimos anos.

Leia Também: Siemens sextuplica lucros nos primeiros 9 meses do ano para 6.2 milhões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10