Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 33º

Petrobras espera iniciar exploração na foz do rio Amazonas ainda este ano

A Petrobras, petrolífera estatal brasileira, anunciou hoje que está muito confiante em poder começar a explorar um controverso campo de petróleo 'offshore' perto da foz do rio Amazonas, apesar de uma recusa recente por parte das autoridades ambientais.

Petrobras espera iniciar exploração na foz do rio Amazonas ainda este ano
Notícias ao Minuto

18:23 - 04/08/23 por Lusa

Economia Petrobras

O diretor de Exploração e Produção da empresa, Joelson Mendes, disse durante uma apresentação para investidores que todas as informações solicitadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) já foram enviadas, depois de esta instituição ter negado as licenças.

"Os processos estão prontos do ponto de vista da Petrobras", disse o executivo, acrescentando que trocou mensagens com o Ibama até julho para "esclarecer as últimas dúvidas".

"Estamos muito confiantes de que ainda este ano podemos começar numa das duas bacias, fazendo um primeiro poço", disse, referindo-se ao potencial jazigo localizado em frente à foz e outro um pouco mais a sul.

A Petrobras planeia abrir 16 poços em cinco anos, com investimento de 3 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros), na área do Atlântico conhecida como margem equatorial, uma longa faixa de 2.200 quilómetros ao largo da costa norte do país.

Para tentar tirar as dúvidas dos ambientalistas, a petrolífera garante que o poço mais próximo da foz do Amazonas fica a 500 quilómetros dali e a 2.880 metros de profundidade.

Na sua recusa de emitir uma licença para a abertura dos poços de petróleo, o Ibama argumentou que havia "incoerências preocupantes de alta vulnerabilidade socioambiental para a operação segura na nova fronteira exploratória." Agora, o órgão analisa novas informações enviadas pela empresa, que insiste em obter a autorização.

Leia Também: Lucro da petrolífera Petrobras caiu 32,9% no 1.º semestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório