Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Apple baixa volume de negócios trimestral mas consegue aumentar lucros

A Apple voltou a apresentar um recuo do seu volume de negócios trimestral, o terceiro consecutivo, desta vez de 1,4%, marcado pela desaceleração das vendas do iPhone, anunciou o conglomerado na quinta-feira.

Apple baixa volume de negócios trimestral mas consegue aumentar lucros
Notícias ao Minuto

06:28 - 04/08/23 por Lusa

Economia Vendas

Apesar do recuo do volume de negócios, para 81,8 mil milhões de dólares, o lucro subiu 2,3%, para 19,9 mil milhões de dólares, valores estes acima das expectativas dos analistas.

Locomotiva do grupo desde há mais de uma década, o iPhone viu as suas vendas baixarem 2,4% no trimestre, um desempenho pior do que o esperado.

A compensar parcialmente esta baixa esteve a atividade serviços, que inclui a App Store, que disponibiliza várias aplicações, a plataforma de transmissão em contínuo Apple Music e ainda o armazenamento de dados à distância ('cloud', a nuvem).

Este ramo do conglomerado de Cuperino, no Estado da Califórnia, já vale mais de um quarto (26%) da faturação que, na origem, assentava nos equipamentos informáticos e em ligação, da Apple II ao iPhone.

O grupo conhecido pelo seu símbolo -- a maçã -- já tem mais de mil milhões de assinantes dos seus diferentes serviços, detalhou o seu diretor-geral, Tim Cook, citado no comunicado de divulgação de resultados.

No plano geográfico, a Apple viu as suas vendas na China subirem 7,9%, em termos homólogos, depois de se terem contraído no trimestre anterior.

Mas baixou no resto da Ásia e nos EUA, subindo também na Europa.

"Declinámos nos EUA porque o mercado dos smartphones está em baixa desde há vários trimestres", argumentou o seu diretor financeiro, Luca Maestri, durante a conferência de imprensa de apresentação dos resultados.

Leia Também: Rússia multa pela primeira vez a Apple por "notícias falsas"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório