Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
MIN 9º MÁX 14º

Petrolífera norueguesa compra empresa de energia renovável no Brasil

A companhia petrolífera norueguesa Equinor anunciou hoje que chegou a um acordo com o fundo de investimentos norte-americano Denham Capital para comprar a Rio Energy, uma das principais empresas de energia renovável no Brasil.

Petrolífera norueguesa compra empresa de energia renovável no Brasil
Notícias ao Minuto

23:31 - 21/07/23 por Lusa

Economia Renováveis

A Equinor assumirá 100% do controlo da Rio Energy e comprometeu-se a manter "a atual equipa de gestão e um total de cerca de 140 empregados", informou em comunicado, que não detalhou os valores da transação.

O negócio inclui vários ativos, nomeadamente o Complexo Eólico Serra das Babilônia 1, com uma capacidade de produção de 0,2 gigawatts (GW), no estado da Bahia, no nordeste do país.

O portfólio adquirido inclui ainda uma carteira de projetos fotovoltaicos de 0,6 GW em fase de pré-construção e outra de cerca de 1,2 GW em vários projetos solares e eólicos onshore.

O ministro das Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, afirmou que "um acordo desta magnitude reflete a confiança dos investidores" no país e na política do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva "nos setores do petróleo, gás e energias renováveis".

"Continuamos a trabalhar na procura de novos investimentos que financiem a transição energética e consolidem o nosso país como líder nestes setores", acrescentou.

Com sede na Noruega, a Equinor tem operações "em mais de 30 países", estando presente desde 2001 no Brasil, onde as suas atividades se centram na exploração e produção de petróleo e gás, bem como nas energias renováveis.

A Equinor afirma que seus investimentos no Brasil até 2030 chegarão a 26 mil milhões de dólares.

No setor das energias renováveis, a primeira central solar do portfólio global da Equinor situa-se no estado brasileiro do Ceará (nordeste) e está em funcionamento desde 2018.

O segundo projeto solar da petrolífera no Brasil é o Mendubim, que está a ser construído no estado do Rio Grande do Norte (nordeste), em parceria com as empresas norueguesas Scatec e Hydro.

Leia Também: Cotação do Brent para entrega em setembro sobe 1,80% para 81,07 dólares

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório