Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Denúncias ao Fisco sobre fraudes fiscais duplicaram. Quais os motivos?

O Fisco recebeu 4.618 denúncias sobre eventuais fraudes fiscais em 2022, quase o dobro das recebidas em 2021, e cerca de metade tem a ver com omissão de rendimentos, segundo o relatório anual de combate à fraude e evasão tributárias e aduaneiras.

Denúncias ao Fisco sobre fraudes fiscais duplicaram. Quais os motivos?
Notícias ao Minuto

08:50 - 21/07/23 por Lusa

Economia Fisco

A análise de denúncias ou participações relativas a possíveis infrações tributárias é uma das fontes de informação para o apuramento da situação fiscal dos contribuintes e, considera a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), um "auscultador das tendências de fraude".

Segundo aquele relatório anual, das 4.618 denúncias e participações que chegaram à unidade antifraude tributária em 2022, há 2.502 que chegaram de outras entidades públicas e 2.116 de entidades externas, incluindo de particulares.

A análise das denúncias revelou, por seu lado, que quase metade (48%) estava relacionadas com omissão de rendimentos, havendo ainda uma parcela de 5% de irregularidades relativas ao arrendamento e prestação de serviços de alojamento.

O peso destas irregularidades recuou face a 2021, ano em que foram recebidas 2.385 denúncias, havendo 57% relacionadas com omissão de rendimentos e 17% relativas a irregularidades em arrendamento e prestação de serviços de alojamento.

Leia Também: Compras? Estes dois alimentos aumentaram mais de 1€/kg só numa semana

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório