Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Qual é a diferença entre seguro de vida e seguro de saúde?

São muitas as dúvidas que surgem no que toca à diferença entre seguro de vida e seguro de saúde. Mas a realidade é que os dois seguros podem ser distinguidos pelas opções de coberturas. Por isso, explicamos neste artigo o que distingue um seguro do outro.

Qual é a diferença entre seguro de vida e seguro de saúde?
Notícias ao Minuto

11:00 - 18/07/23 por Notícias ao Minuto

Economia Poupança no Minuto

Quer avançar já com a contratação do seu novo seguro? Contacte os mediadores de seguros Poupança no Minuto. Para perceber qual a solução mais vantajosa para si, entre o seguro de vida e o seguro de saúde, leia de seguida qual a diferença entre os seguros. 


O que é um seguro de vida? 
O seguro de vida tem como objetivo garantir o pagamento das despesas de um segurado e respetiva família, no caso de morte e doença ou acidente do qual resulte incapacidade.  

Ou seja, este seguro cobre o risco de morte, invalidez e também desemprego. No caso de sinistro, a pessoa segura recebe o capital acordado com a seguradora, como forma de cobrir as suas despesas.  

Ainda que o segurado possa sobreviver ao acidente, caso fique com uma incapacidade que o impossibilite de ganhar rendimentos, pode acionar o seguro de vida. 

Mas existem diferentes modalidades do seguro de vida, por exemplo, o seguro que cobre apenas risco de morte, seguro que cobre também o risco de sobrevivência, e o seguro de vida associado ao crédito habitação, com capitais distintos. 

O que é um seguro de saúde? 
O seguro de saúde é um produto que protege de riscos relativos à prestação de cuidados de saúde, dependendo das coberturas escolhidas.

Ou seja, pode cobrir custos com exames, consultas, ambulatório, internamento, serviços relacionados com despesas médicas, consequentes de acidente, doença, entre outras causas. 

Pode aceder a um seguro de saúde através de dois tipos de sistema de reembolso: um sistema em que o tomador do seguro paga diretamente as despesas na hora, sendo-lhe depois devolvido o valor comparticipado, e o sistema de pagamento direto pela seguradora nos atos clínicos. Ou pode ainda escolher uma junção dos dois sistemas. 

O que distingue os seguros são as coberturas 

Então, é fácil compreender que aquilo que distingue o seguro de vida do seguro de saúde são as coberturas.  

Enquanto o seguro de vida pode cobrir morte e invalidez, o seguro de saúde garante coberturas de atos médicos mais recorrentes.  

Ora, vejamos:  

Coberturas de um seguro de vida 

  • Cobertura por morte;
  • Cobertura por Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) - doença ou acidente do qual resulte uma incapacidade igual ou superior a 80% (estado vegetativo), com assistência de terceiros, que impossibilite o segurado de ganhar rendimentos através de atividade profissional;
  • Cobertura por Invalidez Total e Permanente (ITP) - doença ou acidente do qual resulte uma incapacidade igual ou superior a 66%, impossibilitando o cliente seguro de exercer a sua atividade profissional ou qualquer outra. 

A cobertura por ITP é mais abrangente, pelo que acaba por ter um custo mais caro. No caso de ser acionado o sinistro numa destas situações, o capital seguro é entregue ao segurado ou, no caso de morte, aos beneficiários (por norma, a família). 

Coberturas de um seguro de saúde 

  • Ambulatório (consultas, tratamentos ou por acidente);
  • Hospitalização (internamento, intervenções cirúrgicas);
  • Estomatologia (medicina dentária ou maxilo-facial, ortodontia, próteses);
  • Parto (internamento, parto, medicação, transporte); 
    Doenças graves (com reforço de capital para hospitalização e ambulatório);
  • Acompanhamento após alta hospitalar;
  • Inclusão na rede convencionada de prestadores;
  • Inclusão numa rede com áreas de osteopatia, psicologia, acupuntura;
  • Consultas online;
  • Assistência ao domicílio;
  • Segunda opinião médica.

Alguns seguros de saúde também podem cobrir morte, mas especificamente por acidente.  
 
Se está à procura de contratar um destes seguros, ou até ambos, recorra ao serviço dos mediadores de seguro Poupança no Minuto. Estão consigo desde o dia 1, com um serviço gratuito e personalizado, para que fique descansado e protegido com a contratação do seu novo seguro. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório