Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Circulação de cruzeiros no rio Douro cresceu 19% no 1.º semestre de 2023

A circulação de cruzeiros em navio hotel e de um dia na Via Navegável do Douro cresceu 19% entre janeiro e junho de 2023, revelou hoje a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Circulação de cruzeiros no rio Douro cresceu 19% no 1.º semestre de 2023
Notícias ao Minuto

18:25 - 14/07/23 por Lusa

Economia Douro

Em comunicado, a APDL destaca que "nos trajetos que cobrem toda a extensão da Via Navegável do Douro (VND), desde o litoral ao interior e até ao território espanhol, os níveis de crescimento do movimento acumulado reportado de junho foram significativos quando comparados com 2022 e após dois anos com muitas limitações atendendo à pandemia".

Na descrição, a entidade assinala que "nos cruzeiros em navio hotel, regista-se um crescimento de mais de 19%, com um total acumulado em junho de 41.894 passageiros" enquanto nos "cruzeiros de um dia, o crescimento registado no mesmo período é de mais de 19%, com um total de 49.987 passageiros".

Outros números divulgados pela APDL mostram que o movimento das embarcações de recreio "está com crescimento de mais de 38%", reportando que "mais de 12% é o crescimento dos navios com cruzeiros na mesma albufeira, com maior incidência com a área do estuário (Porto/Gaia), mas com movimentos e atividade assinalável nas áreas do território como a Régua e o Pinhão".

"Estes últimos registaram no acumulado de junho 388.861 passageiros", assinala o comunicado.

Igual movimento regista-se nas mercadorias, divulgando a APDL que, "comparativamente a 2022 apresenta crescimento, tendo registado em junho de 2023 mais de 7.500 toneladas".

"Atendendo a que os meses de junho a outubro têm uma ainda maior atividade, esperam-se grandes resultados em 2023 para o movimento da Via Navegável do Douro, potenciando a única via navegável interior em Portugal e na transversalidade e união litoral/interior", continua a nota de imprensa.

Leia Também: Douro transforma 104 mil pipas em vinho do Porto (menos do que em 2022)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório