Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Novos cortes nos salários terão impacto menor

Os cortes considerados inconstitucionais pelo Tribunal Constitucional serão substituídos por novos cortes. Apesar do previsível impacto no rendimento, este será menor do que o sentido pelas reduções que o Executivo havia introduzido em janeiro deste ano, adianta o Jornal de Negócios.

Novos cortes nos salários terão impacto menor
Notícias ao Minuto

09:11 - 17/06/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Reforma do Estado

A reintrodução dos cortes da ‘era Sócrates’ terá impacto nos rendimentos que será, no entanto, menor do que o sentido nos cortes que haviam entrado em vigor no início de 2014, pormenoriza o Jornal de Negócios.

Em jeito de exemplo, o Jornal de Negócios compara os cortes servindo-se de um valor de referência, um salário bruto de 1.593 euros – valor que era em outubro a remuneração bruta do Estado.

Em vez de um corte de 9,1%, como o que fora aplicado no início do ano, a redução – com a reintrodução dos cortes de 2011 – um funcionário público sofrerá uma redução consideravelmente mais baixa, de cerca de 3,5%.

Recorde-se que, o Tribunal Constitucional (TC) considerou inconstitucionais os cortes introduzidos pelo Executivo no início de 2014, que afetavam salários a partir dos 675 euros.

O Executivo opta assim por ‘testar’ agora o TC, recorrendo aos cortes aplicados ainda pelo governo de Sócrates, que a implicavam reduções entre os 3,5% e os 10%, mas apenas a salários superiores a 1.500 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório