Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 30º

Telecomunicações. Dados móveis em Portugal são "os mais caros da UE"

Estudo revela que "Portugal é apresentado como o Estado-membro onde os dados móveis mais pesam no rendimento dos consumidores".

Telecomunicações. Dados móveis em Portugal são "os mais caros da UE"
Notícias ao Minuto

08:28 - 04/07/23 por Notícias ao Minuto

Economia Estudo

Os dados móveis em Portugal são "os mais caros" da União Europeia (UE), de acordo com um estudo internacional citado pela DECO Proteste. Os preços dos restantes serviços de telecomunicações também acompanham esta tendência. 

"Não consegue encontrar um bom tarifário de internet móvel, com um custo que considere razoável pela quantidade de gigabytes incluídos? Não se admire, pois Portugal é o país da UE com os serviços de banda larga móvel menos acessíveis", revela a DECO Proteste. 

Em causa está um estudo da União Internacional de Telecomunicações (UIT), a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em tecnologias de informação e comunicação.

De acordo com a organização de defesa do consumidor, este organismo publica anualmente um estudo que mede o custo e a acessibilidade de quatro perfis de utilização de serviços móveis e de um perfil de utilização de banda larga fixa.

No estudo mais recente, com dados de 2022, "Portugal é apresentado como o Estado-membro onde os dados móveis mais pesam no rendimento dos consumidores".

Aumentos dos preços das telecomunicações "batem recordes"

A DECO Proteste lembra ainda que, no início de 2023, os prestadores de serviços fizeram a atualização dos seus tarifários, por conta do aumento da inflação. 

"De acordo com dados do Eurostat (o serviço de estatística da UE) citados pela Anacom, em março, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 1,7% face ao mês anterior. Em comparação com março de 2022, foi um aumento de 5,7%, o que representou a maior variação desde abril de 1994", pode ler-se. 

Contudo, "foi em fevereiro que se registou a maior subida: 4,8% face a janeiro de 2023. Tratou-se, segundo o regulador, do maior aumento mensal desde janeiro de 1996. Em abril e maio de 2023 os preços das telecomunicações não se alteraram".

Leia Também: MEO será o parceiro tecnológico das Jornadas Mundiais da Juventude

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório