Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Bruxelas responsabiliza Banco de Espanha por erros de supervisão bancária

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, criticou hoje a atuação do Banco de Espanha durante a crise, considerando que cometeu "erros muito importantes" de supervisão do setor financeiro.

Bruxelas responsabiliza Banco de Espanha por erros de supervisão bancária
Notícias ao Minuto

14:15 - 16/06/14 por Lusa

Economia Barroso

Barroso pediu ao banco central espanhol para assumir a responsabilidade e reconhecer que os problemas não foram criados pela União Europeia (UE).

"Sempre que perguntávamos como estava a banca em Espanha, como estavam as caixas em relação aos rumores de mercado, a resposta era: está tudo ótimo. O Banco de Espanha, que era o melhor banco, dizia 'está tudo perfeito'", explicou Durão Barroso,

"Aqui houve erros importantes de supervisão", defendeu, criticando a tendência para acusar a Europa na gestão da crise.

Durante o primeiro dia do seminário 'A Europa que deixa a crise', organizado pela Universidade Internacional Menéndez Pelayo em colaboração com a Associação de Jornalistas de Informação Económica (Apie) e patrocinado pelo BBVA, Durão Barroso sublinhou que a supervisão do setor financeiro em Espanha antes da crise era da competência nacional.

"É muito fácil dizer que a culpa é da Europa", lamentou o presidente da Comissão Europeia para depois admitir que "a resposta da União Europeia não foi perfeita".

Mas no fim, face a esta crise, "a União Europeia mostrou uma resistência extraordinária", afirmou.

Durão Barroso instou o país a continuar com as reformas estruturais "ambiciosas" como as que possibilitaram ao país deixar para trás "uma longa" recessão no terceiro trimestre de 2013 e avisou que "o crescimento não se traduz imediatamente em criação de emprego".

A Espanha, que é a quarta maior economia da zona euro, beneficiou em 2012 de um empréstimo europeu de 41 mil milhões de euros para refinanciar a banca, fragilizada desde o rebentamento da 'bolha' imobiliária de 2008.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório