Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Subida dos juros. Medina transmitiu a Lagarde preocupações sobre impacto

O ministro das Finanças, Fernando Medina, adiantou hoje ter transmitido à presidente do Banco Central Europeu (BCE) as apreensões sobre o impacto da subida das taxas de juro dado a estrutura de crédito existente em Portugal.

Subida dos juros. Medina transmitiu a Lagarde preocupações sobre impacto
Notícias ao Minuto

12:29 - 28/06/23 por Lusa

Economia Fernando Medina

Fernando Medina falava na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no parlamento, quando foi questionado pelo deputado do Chega Rui Afonso sobre as declarações desta terça-feira da presidente do BCE, Christine Lagarde.

"Já tive oportunidade de lhe transmitir pessoalmente a minha visão sobre a situação e o conjunto central de preocupações significativas dadas as estruturas que temos no crédito à habitação e situação do país em geral", disse, escusando-se a comentar o discurso feito pela responsável do BCE.

Em causa está o diagnóstico feito por Lagarde, na abertura do Fórum BCE, que termina hoje em Sintra, no qual alertou que o processo inflacionista se está a tornar mais persistente e sinalizou que as taxas se deverão manter altas, descartando que num futuro próximo o banco central declare que a taxa máxima foi atingida.

A presidente do BCE também alertou para o impacto que a contribuição que a subida das margens das empresas teve na inflação, que entrou agora numa fase em que os aumentos salariais também estão a pressionar os preços, o que aliado a uma baixa produtividade coloca desafios.

Medina defendeu ainda que o Governo tem "tido eficácia no que tem sido estratégia de proteção de rendimento, mas em particular nos rendimentos dos mais vulneráveis do processo inflacionário" a que se tem assistido.

Leia Também: Apoio à renda? Medina concorda com "despacho de natureza interpretativa"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório