Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 16º

BCE acredita que euro digital pode melhorar sistema de pagamentos europeu

O Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia acreditam que um euro digital também melhoraria "a integridade e a segurança do sistema de pagamentos europeu", numa altura em que as crescentes tensões geopolíticas o tornam mais vulnerável a ataques.

BCE acredita que euro digital pode melhorar sistema de pagamentos europeu
Notícias ao Minuto

10:36 - 28/06/23 por Lusa

Economia Comissão Europeia

"Ao basear-se em infraestruturas europeias, o sistema estaria mais bem equipado para resistir a perturbações, como ciberataques e cortes de energia", afirmaram Fabio Panetta, membro da Comissão Executiva do BCE, e Valdis Dombrovskis, Vice-presidente executivo da Comissão Europeia para o Comércio, num blogue publicado hoje no site do BCE.

A Comissão Europeia apresenta hoje uma proposta que irá lançar as bases para a disseminação do futuro euro digital na zona euro, caso a zona euro decida dar o passo para a sua criação, bem como outra para garantir que o numerário continue a ser aceite como meio de pagamento, numa altura em que os pagamentos eletrónicos estão em expansão.

Panetta, que será o novo governador do Banco de Itália a partir de 01 de novembro, substituindo Ignazio Visco, tomou a seu cargo o projeto de lançamento do euro digital.

O BCE afirma que, com o euro digital, "não teria acesso aos dados pessoais e aos padrões de pagamento dos utilizadores".

"Um euro digital também reduziria os encargos relacionados com os pagamentos para os consumidores, estimulando a concorrência na Europa", acrescentam Panetta e Dombrovskis.

Atualmente, dois terços dos pagamentos digitais de retalho na Europa são processados por um pequeno número de empresas mundiais.

"Para os bancos e outros prestadores de serviços de pagamento, o euro digital atuaria como um trampolim para o desenvolvimento de novos serviços financeiros e de pagamento pan-europeus, estimulando a inovação e facilitando a concorrência com as grandes empresas financeiras e tecnológicas não europeias", acreditam Panetta e Dombrovskis.

No próximo outono, o BCE concluirá a fase de investigação sobre a conceção e a distribuição do euro digital.

Em seguida, decidirá se lança uma fase preparatória para estudar o desenvolvimento e o teste da nova moeda digital.

Leia Também: Dinheiro físico desaparecerá? Bruxelas revela proposta para euro digital

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório