Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

IRS? Prazo acaba esta semana (saiba quem tem mesmo de entregar)

Contribuintes têm até ao final de junho para entregar o IRS.

IRS? Prazo acaba esta semana (saiba quem tem mesmo de entregar)
Notícias ao Minuto

10:53 - 27/06/23 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

Se ainda não entregou a declaração de IRS saiba que só tem até ao final desta semana para o fazer, já que o prazo termina no dia 30 de junho, sexta-feira. Quem está obrigado a apresentar a declaração de IRS?

De acordo com a AT, têm de entregar o IRS as "pessoas que tenham auferido rendimentos de trabalho dependente, empresariais, profissionais, capitais, prediais, incrementos patrimoniais e pensões, estão obrigadas a declarar esses rendimentos. Exceto se abrangidos nas situações de dispensa da declaração, previstas no artigo 58º do Código do IRS".

Deste modo, a declaração de IRS deve ser apresentada por:

  • Sujeitos passivos residentes no território português - existindo agregado familiar são englobados os rendimentos de todos os seus membros, pela totalidade dos seus rendimentos, incluindo os obtidos fora do território português;
  • Sujeitos passivos não residentes - apenas para os rendimentos obtidos no território português e que não foram sujeitos a retenção na fonte a taxa liberatória;

Segundo o Fisco, "em caso de falecimento de um sujeito passivo, a obrigação de entrega da declaração de IRS compete ao cônjuge sobrevivo ou ao cabeça de casal ou ao administrador da herança indivisa". 

E mais: "Tratando-se de elemento do agregado familiar que reúna as condições para ser considerado como dependente, mas que opta pela tributação como sujeito passivo, deve entregar declaração de IRS autónoma".

Leia Também: Habitação. O impacto do aumento das taxas de juro em cinco pontos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório