Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Subsídio de férias está à porta! Eis como usá-lo em prol do seu orçamento

Seis dicas para tirar o melhor proveito deste subsídio.

Subsídio de férias está à porta! Eis como usá-lo em prol do seu orçamento
Notícias ao Minuto

08:38 - 23/06/23 por Notícias ao Minuto

Economia Doutor Finanças

O subsídio de férias está quase a chegar à conta dos portugueses. E nada melhor que usá-lo para melhorar as suas finanças pessoais.

Num período marcado pela instabilidade económica - e em que se assiste à subida das taxas de juro e ao aumento generalizado dos preços - o Doutor Finanças concede-lhe seis formas para usar este subsídio em seu proveito.

"Canalizar parte deste dinheiro para aumentarmos as nossas poupanças, ou reduzirmos dívidas, pode ser a chave para tornar as nossas finanças mais resilientes e evitar situações de incumprimento”, refere, em comunicado, Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.

Siga as seis dicas seguintes para tirar o melhor proveito do seu subsídio. 

Constituir ou reforçar o nosso fundo de emergência. Use o valor a mais no seu recibo deste mês para fazer o chamado "pé-de-meia" para cobrir imprevistos financeiros. O objetivo é juntar o suficiente para cobrir todas as nossas despesas essenciais durante um período mínimo de 3 a 12 meses.

Liquidar dívidas. Utilizar parte do subsídio de férias para liquidar dívidas, como os cartões de crédito ou dívidas às Finanças, pode ser uma ajuda fundamental para o reequilíbrio do orçamento familiar.

Amortizar créditos. Aproveite para usar o subsídio para amortizar créditos é outra possibilidade. Comece por amortizar os créditos de mais curto prazo e juros mais elevados.

Criar um PPR. Começar a poupar dinheiro a pensar na nossa pensão. A criação de um PPR é uma forma de ter uma vida financeira mais tranquila na idade da reforma, para além de estarem associados a este produto benefícios fiscais atrativos.

Aumentar as poupanças. Reforçar o nosso fundo de emergência, criar um depósito a prazo ou uma poupança para os nossos filhos.

Ponderar a possibilidade de investir. O mundo dos investimentos pode ser complexo, contudo há várias opções da qual pode tirar proveito. Há investimentos de baixo, médio e alto risco, sendo que antes de começar a investir, precisamos de identificar o nosso perfil de investidor.

Leia Também: Afinal, qual é o valor do subsídio de férias e até quando deve ser pago?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório