Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Há alimentos mais caros desde a entrada do IVA zero? Sim e esta é a lista

O preço dos brócolos já subiu 11,14% desde a entrada em vigor do IVA zero.

Há alimentos mais caros desde a entrada do IVA zero? Sim e esta é a lista
Notícias ao Minuto

08:20 - 20/06/23 por Notícias ao Minuto

Economia Supermercados

O preço de um cabaz de alimentos com IVA zero (com 41 produtos), monitorizado pela DECO Proteste, baixou 9,58 euros (menos 6,9%) entre 17 de abril, véspera da entrada em vigor da medida, e 14 de junho. 

"Esta quarta-feira (14 de junho) o preço registado foi de 129,19 euros, menos 1,87 euros do que na semana anterior, para um cabaz de 41 produtos. Comparando com os valores de há dois meses (17 de abril, véspera da entrada em vigor do IVA zero), o preço desta cesta de produtos desceu 9,58 euros (menos 6,9 por cento)", pode ler-se no site da DECO Proteste. 

"Continua, contudo, a haver produtos que, não obstante a implementação da medida, veem o seu custo subir", diz a DECO Proteste.

Uma lista de exemplos: "O preço dos brócolos já subiu 11,14% (27 cêntimos por quilo) desde a véspera da entrada em vigor do IVA zero. E há dois tipos de maçã que registam aumentos de preço consideráveis: a maçã gala, que subiu 29 cêntimos (mais 14,47%); e a maçã golden, que subiu 11 cêntimos (mais 6,4%)". 

Só na última semana - entre 7 e 14 de junho -, os "preços da carne de novilho para cozer, da dourada e da laranja foram os que registaram a maior subida percentual (desta feita, de 4%, face à semana anterior) no cabaz de produtos IVA zero monitorizado" pela organização de defesa do consumidor. 

Leia Também: Cabaz de alimentos com IVA zero recua 1,36 euros face a abril

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório