Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Vice-governador do banco central angolano assume liderança interina

O vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Dias, assume a liderança interina do banco central angolano, após a nomeação de José de Lima Massano para ministro de Estado para a Coordenação Económica.

Vice-governador do banco central angolano assume liderança interina
Notícias ao Minuto

19:54 - 09/06/23 por Lusa

Economia Angola

Uma nota do BNA refere que a posição de vice-governador mais velho em funções no banco central angolano coloca Manuel António Tiago Dias em condições de dirigir temporariamente o órgão regulador.

José de Lima Massano foi nomeado, na quinta-feira, ministro de Estado para a Coordenação Económica, depois de ter sido exonerado a seu pedido pelo Presidente angolano, conforme uma nota de imprensa da Presidência da República.

O ex-governador, que substituiu nas funções Manuel Nunes Júnior, tomou hoje posse, tendo como principal desafio a diversificação económica e, de imediato, a questão dos subsídios aos combustíveis, nomeadamente o processo de atribuição dos cartões de subvenção à gasolina para taxistas, moto taxistas e embarcações de pesca artesanal.

O Governo angolano anunciou, há uma semana, a retirada gradual de subsídios à gasolina, mantendo a subvenção ao setor agrícola e à pesca, o que fez a gasolina aumentar, de imediato, de 160 kwanzas (0,25 euros) para 300 kwanzas (0,48 euros).

José de Lima Massano exerceu a função de governador do BNA nos períodos de 2010 a 2015, e de dezembro de 2022 até quinta-feira, constando também do seu currículo seis anos de presidência da Comissão Executiva do Banco Angolano de Investimento (BAI), função que exerceu antes e depois do seu primeiro mandato no banco central.

Leia Também: Cervejas foram o produto com mais peso na indústria angolana em 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório