Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

A transferência de crédito habitação é gratuita?

Com o atual panorama da subida de juros, os portugueses estão com cada vez mais dificuldade em pagar as prestações mensais do seu crédito habitação. É por isso que começam a procurar soluções de poupança no crédito, como a transferência do mesmo para uma nova entidade bancária. Por isso, passamos a demonstrar como funciona uma transferência de crédito habitação, se é gratuita ou não, e quais os custos que pode ter.

A transferência de crédito habitação é gratuita?
Notícias ao Minuto

11:00 - 09/06/23 por Notícias ao Minuto

Economia Poupança no Minuto

Como funciona a transferência de crédito habitação?

O primeiro passo para efetuar uma transferência de crédito habitação é comunicar ao seu banco que está insatisfeito com as condições atuais do contrato. O banco pode sugerir fazer uma renegociação e oferecer-lhe uma nova proposta, fazendo uma bonificação no spread se contratar novos produtos, como um cartão de crédito, por exemplo.  

Em par com a negociação com o banco atual, para compreender se é possível ter melhores condições noutro banco, pode pedir propostas a outras instituições bancárias mediante o seu imóvel e capital em dívida. 

A partir daí, pode comparar as propostas que tem em cima da mesa: do seu banco e dos concorrentes. Se tiver uma proposta de um banco diferente que faça mais sentido para si, onde consegue uma maior poupança mensal, pondere transferir o seu crédito habitação. 

Transferir o crédito habitação compensa? 

Com uma transferência de crédito habitação pode ser possível ter um spread mais baixo, e alterar o regime de taxa de juro, o que, no geral, pode reduzir o montante total do empréstimo. Mas para ter um spread mais baixo, por exemplo, pode estar sujeito a outras condições, como a domiciliação de ordenado, a contratação de um cartão de crédito, e a subscrição dos seguros exigidos na seguradora associada ao banco.

Porém, dependendo da seguradora em questão e das condições dos novos seguros, pode conseguir diminuir significativamente o valor que pagava por eles, e, consequentemente, a prestação mensal do crédito. 

Atualmente, pode também compensar fazer uma transferência de crédito caso tenha uma taxa de juro variável no seu crédito, indexada à Euribor. Isto porque o regime de taxa de juro fixa, ou até mista, está com valores mais baixos do que a variável. Apesar de que, assim que as taxas de juro voltarem a baixar, esta situação volta a reverter-se. 

Deve atentar que, consoante o banco onde tem o crédito habitação contratado, e o banco para o qual considera transferir, pode ter custos com o processo. Vejamos quais. 

A transferência de crédito habitação é gratuita? 

Por norma, os custos da transferência de um crédito habitação são cobertos pelo banco, e não pelo próprio cliente. 

No entanto, há bancos que colocam certos custos a cargo do cliente, pelo que este processo não é 100% gratuito em todas as entidades. 

Então, os custos específicos dependem sempre de banco para banco e do contrato de crédito habitação. 

Quais os custos que pode ter? 

Deve ter em conta que alguns bancos têm custos associados ao processo da transferência de crédito, tais como: 

- Comissão de reembolso antecipado (no máximo de 0,5% do capital reembolsado se a taxa de juro for variável, e limite de 2% do capital reembolsado no caso de taxa de juro fixa); 
- Custo com uma nova escritura
- Comissões relativas à abertura de processo
- E custo com uma nova avaliação do imóvel

O valor destes custos é variável, podendo ou não ser elevado. Por isso, deve estar atento a campanhas dos bancos para transferência de crédito habitação sem custos, parcial ou totalmente.  

Por isso, para compreender se compensa fazer uma transferência do seu crédito habitação, é importante fazer contas sobre o valor mensal que vai poupar, face aos custos que pode ter com o processo. 

Se necessitar de saber mais informações, nomeadamente do seu caso específico, pode recorrer a um intermediário de crédito como os do Poupança no Minuto. Através de um serviço personalizado e gratuito, acompanham-no em todo o processo, desde a comparação de propostas dos vários bancos, à decisão final mais adequada e compensatória para a sua família. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório