Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Empresas da zona euro preveem aumento de 5,4% dos custos salariais

As empresas da zona euro preveem durante o próximo ano um aumento médio dos preços de 6,1% e dos custos salariais de 5,4%, segundo um inquérito do Banco Central Europeu (BCE) sobre o acesso das empresas ao financiamento.

Empresas da zona euro preveem aumento de 5,4% dos custos salariais
Notícias ao Minuto

12:26 - 07/06/23 por Lusa

Economia BCE

De acordo com os resultados do inquérito, hoje divulgados, "as empresas da zona euro assinalaram um aumento contínuo da sua faturação, enquanto os custos laborais, de produção e juros penalizaram a sua rentabilidade".

As grandes empresas apontam uma melhoria superior da sua atividade empresarial e faturação do que as pequenas e médias empresas (PME), sendo que 16% destas referiram que o seu lucro diminuiu, enquanto as grandes empresas disseram que não se alterou.

A quebra na rentabilidade reflete um aumento dos custos laborais, com 77% das empresas a afirmarem que estes encargos aumentaram, o que representa um máximo histórico no inquérito.

A subida das taxas de juro também teve um impacto negativo na rendibilidade das empresas da área do euro.

Adicionalmente, 89% das empresas inquiridas reportaram que os seus custos com materiais e energia aumentaram, uma percentagem ligeiramente inferior à do inquérito anterior. Ainda assim, antecipam um aumento maior da faturação nos próximos seis meses.

As principais preocupações apontadas pelas empresas são a falta de mão de obra qualificada e o aumento dos custos de produção.

As empresas da zona euro que reportaram uma deterioração das condições financeiras registaram também um máximo desde que o BCE começou a realizar o inquérito sobre o acesso das empresas ao financiamento, em 2009, assim como a percentagem de empresas que afirma que os preços e as condições dos empréstimos bancários estão mais exigentes.

O BCE realizou este inquérito entre 06 de março e 14 de abril de 2023, abrangendo o período de outubro de 2022 a março de 2023.

A amostra inclui as respostas de 10.983 empresas, das quais 10.085 (92%) são PME (empresas com menos de 250 trabalhadores).

Leia Também: Nova estrutura única para as dependências entra em funcionamento em 2024

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório