Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Valor mais alto e chega a mais famílias: Vai receber o apoio à renda?

Arranca agora a "segunda fase" do pagamento do apoio extraordinário à renda, com um valor médio mais elevado e, afinal, o apoio vai chegar a mais famílias do que estimava o Governo. Conheça as novidades.

Valor mais alto e chega a mais famílias: Vai receber o apoio à renda?
Notícias ao Minuto

07:53 - 07/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Arrendamento

Se é um dos beneficiários do apoio extraordinário ao arrendamento, há algumas novidades que deve saber: a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, divulgou algumas novidades na terça-feira, adiantando desde logo que já arrancou a "segunda fase" deste apoio.

Apoio à renda chega a mais 154 mil famílias

Os apoios às rendas vão chegar a 154.212 agregados este mês e que se juntam aos cerca de 32 mil antes identificados, num total de 186 mil.

"Há uma primeira leva de contratos de arrendamentos, que já foi identificada, em que o apoio já foi pago a cerca de 30 mil contratos de arrendamento, e agora teremos a segunda fase que nos vai permitir chegar a cerca de 180 mil contratos de arrendamento, o que significa cerca de 186 mil famílias", disse a ministra à agência Lusa.

Valor médio do apoio está agora mais elevado

Nos primeiros pagamentos efetuados, e que corresponderam a 32.115 agregados, o valor do apoio mensal (pago com retroativos a janeiro) rondou os 86 euros. "Agora nesta segunda leva [o valor do apoio mensal] é à volta de 100 euros", precisou a ministra.

Afinal, apoio à renda vai chegar a mais famílias

No total - entre os 32 mil agregados identificados inicialmente e os cerca de 154 mil agregados agora identificados - o apoio vai chegar a cerca de 186 mil famílias. Um número que supera os 150 mil inicialmente estimados pelo Governo e que faz também a despesa anual associada à medida avançar dos 200 milhões de euros estimados inicialmente para 240 milhões de euros.

Vale lembrar que em causa está o pagamento de um apoio aos inquilinos cuja taxa de esforço com o pagamento da renda supera os 35% até ao valor máximo mensal de 200 euros.

Leia Também: Vai receber o apoio à renda? Quatro coisas que deve (mesmo) saber

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório