Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de 36 mil. Frota mundial de aviões crescerá 33% na próxima década

Setor da aviação está a registar um "crescimento rápido", revela estudo da consultora estratégica Oliver Wyman.

Mais de 36 mil. Frota mundial de aviões crescerá 33% na próxima década
Notícias ao Minuto

14:51 - 06/06/23 por Notícias ao Minuto

Economia Aviação

A frota mundial de aviões deverá aumentar 33% nos próximos 10 anos para mais de 36 mil aeronaves, de acordo com o relatório anual 'Global Fleet & MRO Market Forecast 2023-2033', da consultora estratégica Oliver Wyman, divulgado esta terça-feira. 

"É evidente que o setor da aviação está a registar um crescimento rápido. No entanto, este crescimento não será isento de desafios, especialmente na Europa. Prevê-se que o setor enfrente constrangimentos decorrentes de uma cadeia de abastecimento sobrecarregada, da escassez de mão-de-obra e de novos regulamentos de redução das emissões, o que obrigará a indústria a desenvolver soluções inovadoras ou a reduzir o seu tamanho", explicam os especialistas de serviços e transportes da Oliver Wyman Espanha e Portugal, citados num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Este ritmo, sublinhe-se, supõe uma taxa de crescimento anual de 2,9%, de acordo com o estudo, que conta já com mais de 20 publicações e "se tornou um recurso de referência para os executivos do setor aeronáutico".

"O relatório conclui que a indústria deverá continuar resistente, e acreditamos que, apesar das dificuldades, esta tendência de crescimento continuará na Europa e no mundo inteiro, exceto na Rússia, dadas as sanções internacionais que lhe foram impostas, em resultado da invasão da Ucrânia", pode ler-se na mesma nota. 

A análise recorda que o crescimento da frota mundial de aviões "registou uma das maiores recuperações" depois da pandemia: "Em 2022, as companhias aéreas de todo o mundo retiraram aeronaves, substituindo-as por outras novas, de modo a satisfazer a procura crescente. No início de 2023, a frota atingiu 98% da sua dimensão pré-pandémica, tendo em conta o valor de janeiro de 2020".

Atualmente, a frota mundial conta com quase 27.400 aeronaves, segundo os dados divulgados, sendo que este é um "número que já se aproxima do de janeiro de 2020, o último mês antes da pandemia". 

Leia Também: Produzir combustível sustentável? Portugal tem "projetos interessantes"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório