Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Lira volta a perder cerca de 1% face ao dólar

A lira turca registou hoje uma nova queda próxima do 1%, ultrapassando pela primeira vez 21 unidades por dólar e chegando mesmo às 22,6 por dólar durante a manhã.

Lira volta a perder cerca de 1% face ao dólar
Notícias ao Minuto

12:12 - 05/06/23 por Lusa

Economia Lira turca

Apesar de um período de relativa estabilidade desde a noite de quinta-feira, a moeda turca voltou a uma trajetória descendente, com uma forte queda desde esta madrugada, com a abertura dos mercados asiáticos, noticia a Efe.

A lira perdeu 20% do seu valor no último ano e 5,5% desde 28 de maio, quando Recep Tayyip Erdogan venceu as eleições presidenciais numa segunda ronda e conquistou um terceiro mandato até 2028.

Nos últimos anos, o banco central turco tem aumentado artificialmente o valor da lira através de intervenções e da venda de divisas -- provocando, ao mesmo tempo, uma erosão das suas reservas.

Erdogan anunciou no sábado que o economista Mehmet Simsek será o novo ministro das Finanças do país, depois de já ter passado pelo cargo entre 2009 e 2015.

"A Turquia não tem outra opção que não regressar a uma base racional. Uma economia turca baseada em regras e previsível será a chave para alcançar a prosperidade desejada", assinalou o novo ministro das Finanças no domingo, citado pela mesma fonte.

Leia Também: Adesão à NATO? Suécia reúne-se com Turquia na semana de 12 de junho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório