Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Governo cria mais 40 apartamentos para jovens com deficiência

O Governo formalizou hoje a criação de mais 40 apartamentos de autonomização para jovens com deficiência, num investimento global de 8,5 milhões de euros, aumentando assim para 70 residências com capacidade para 313 pessoas.

Governo cria mais 40 apartamentos para jovens com deficiência
Notícias ao Minuto

15:43 - 02/06/23 por Lusa

Economia Habitação

A formalização destas Residências de Autonomização e Inclusão (RAI) decorreu hoje de manhã, no Instituto da Segurança Social, em Lisboa, onde a secretária de Estado para a Inclusão explicou que se trata de apartamentos para que "vivam pessoas com deficiência de forma autónoma e de forma mais incluída possível na comunidade".

Os 40 apartamentos serão geridos por 24 entidades, entre instituições de solidariedade social e municípios, e têm capacidade para 188 pessoas.

"A nossa capacidade global de mobilização para esta resposta, que é no fundo uma resposta pela qual temos um carinho especial, será de criação de 313 vagas, 313 jovens e adultos com deficiência a viver de forma mais autónoma e mais incluída, num total de 70 apartamentos e com uma mobilização global de apoio público que ultrapassou os 10 milhões de euros", disse Ana Sofia Antunes.

Para a secretária de Estado, o momento de hoje tem "muita importância", não só para Ana Sofia Antunes, mas para todo o ministério que "deu o litro" na execução dos programas de apoio às pessoas com deficiência.

Frisou que estes apartamentos fazem parte de uma visão mais global para a inclusão das pessoas com deficiência e que passa, sublinhou, por as RAI "não serem um anexo ou uma extensão física dos lares residenciais".

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social salientou que "hoje é um dia mesmo muito feliz", que se traduz na concretização de "sonhos de décadas de pessoas, de instituições e de famílias".

"Estamos aqui a mostrar que vale mesmo a pena nunca baixar os braços", defendeu Ana Mendes Godinho, acrescentando que o investimento social tem de estar na base de um crescimento inclusivo.

De acordo com a ministra, cerca de 5.800 pessoas com deficiência estão abrangidas pelos projetos aprovados em sede de Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) e do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

"Responder a vidas concretas, a pessoas com nome que estão à espera de ter uma sociedade que queira quebrar barreiras de exclusão, acho que estamos aqui a construir e que estamos hoje aqui a dar um passo significativo", defendeu Ana Mendes Godinho.

Sublinhou ainda que "é precisamente nos momentos críticos que tem de se garantir investimento social", deixando o número de 133 milhões de euros já aprovados no âmbito de investimentos dedicados às pessoas com deficiência.

[Notícia atualizada às 18h19]

Leia Também: Plataforma para sinalizar casos sociais nos hospitais conta 473 casos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório