Da devolução da indemnização à inflação: Os cinco números da semana
Recorde os temas que marcaram a semana.

© Shutterstock

Economia História da semana
Esta semana ficou marcada pela divulgação de alguns indicadores económicos, que o ministro das Finanças considerou que são "boas notícias" para a economia portuguesa. Foi também confirmado que Alexandra Reis já procedeu à devolução de parte da indemnização que recebeu da TAP, apesar de não se rever nele. Mas há mais.
Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.
A antiga administradora da TAP Alexandra Reis revelou, na quarta-feira, que já devolveu 266.412,76 euros da polémica indemnização paga pela companhia aérea. Adianta, contudo, que não se revê nem entende o valor que foi apurado pela TAP. Questionada pelo Notícias ao Minuto, fonte oficial da companhia aérea disse não fazer comentários sobre o tema.
Se é beneficiário de apoios da Segurança Social deve saber que todos os meses o organismo divulga um calendário com as datas de pagamento previstas. No site oficial há uma secção apenas dedicada aos pagamentos.
O Governo aprovou um apoio mensal ao arrendamento, de até 200 euros, para inquilinos com taxa de esforço elevada, que começou a ser pago às primeiras famílias na terça-feira, dia 30 de maio. Recebem primeiro as famílias que têm rendimentos exclusivos da Segurança Social e só depois as restantes.
A dívida pública, na ótica de Maastricht, aumentou 0,7 mil milhões de euros, para 280,0 mil milhões de euros até abril, de acordo com os dados divulgados na quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).
Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 4,0% em maio de 2023, taxa inferior em 1,7 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior, divulgou o INE, na quarta-feira.
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários