Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

TAP. Governo "100% alheio" a consultoria da Evercore para reprivatização

O secretário de Estado João Nuno Mendes disse hoje que o Governo é totalmente alheio ao pedido de consultoria à Evercore para a reprivatização e que informou a TAP que os consultores serão escolhidos pelo Estado.

TAP. Governo "100% alheio" a consultoria da Evercore para reprivatização
Notícias ao Minuto

14:45 - 02/06/23 por Lusa

Economia TAP

"A Evercore é uma opção exclusivamente da TAP, o Governo não disse de modo algum, o Ministério das Finanças não disse à TAP que podia ter um consultor nessa matéria", respondeu o secretário de Estado das Finanças ao deputado da IL Bernardo Blanco, na comissão de inquérito à companhia aérea, que perguntou por que está aquela consultora a trabalhar há vários meses para a TAP, sem contrato, no âmbito da reprivatização que está a ser preparada.

João Nuno Mendes foi perentório: "O Governo é 100% alheio a essa matéria".

O governante realçou ainda que "foi esclarecido à TAP que o processo de privatização era conduzido exclusivamente pelo Estado português", que os consultores serão "autonomamente decididos pelo Estado", habitualmente pela Parpública, e que nenhuma informação confidencial poderia ser mostrada a qualquer concorrente da companhia aérea de bandeira portuguesa.

"Quando essa possibilidade foi aventada, o Governo português rejeitou essa possibilidade, [...] mesmo que não fosse uma questão legal é uma questão de conflito de interesses, o Governo é que determina os consultores", reiterou, ressalvando compreender a iniciativa da empresa no sentido de se preparar para o processo.

O 'pré-arranque' da reprivatização da TAP foi dado com a publicação de uma resolução do Conselho de Ministros que determina a realização de duas avaliações independentes que têm de preceder o início propriamente dito do processo, que só acontece quando for publicado o decreto-lei resultante das conclusões do Governo relativo àquelas avaliações.

"Os consultores da privatização só serão selecionados pelo Estado após o decreto-lei ser publicado e isso representa a decisão final do Governo", sublinhou.

No início de abril, a então presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, disse, também na comissão de inquérito, que a consultora americana Evercore estava a trabalhar no processo de privatização há nove meses, sem contrato, desconhecendo se tinha sido feito algum pagamento pelos serviços.

Leia Também: TAP? Governo afasta possibilidade de venda total, diz João Nuno Mendes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório