Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Dívida das Linhas Aéreas de Moçambique estava sobreavaliada "por lapso"

A empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) tinha uma dívida real inferior à declarada, por "lapso técnico", o que obrigou a uma correção que melhorou o passivo da empresa, disse hoje o ministro dos Transportes e Comunicações moçambicano.

Dívida das Linhas Aéreas de Moçambique estava sobreavaliada "por lapso"
Notícias ao Minuto

18:42 - 31/05/23 por Lusa

Economia Moçambique

"Estávamos com uma dívida insustentável, porque nós nos penalizamos com um lapso técnico ou conhecimento limitado", mas "uma pequena correção" apurou que a LAM "não estava tão mal em termos de dívida", afirmou Mateus Magala.

A dívida conhecida de mais de 300 milhões de dólares (cerca de 282 milhões de euros) que a transportadora vinha declarando, "na verdade, era menos que isso", porque uma parte "do que se imputou como dívida não era dívida", acrescentou.

O ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique avançou que a reavaliação dos encargos da companhia de bandeira permitiu a  recuperação de 47,3 milhões de dólares de dívida (44,1 milhões de euros), a favor da tesouraria da empresa, em um mês.

A operação, prosseguiu, deveu-se "ao conhecimento técnico profundo" da Fly Modern Ark, a empresa sul-africana contratada pelo Governo moçambicano em abril para ajudar a normalizar a situação financeira e operacional da LAM.

Mateus Magala assinalou que a intervenção da Fly Modern Ark visa "arrumar a casa", devendo mais tarde o Governo decidir sobre o futuro da transportadora, em função das opções indicadas nos estudos sobre a viabilidade da transportadora, que inclui a privatização ou a identificação de uma companhia parceira.

Na segunda-feira, a nova comissão de gestão da LAM anunciou que a empresa deixou de estar insolvente ao cobrar, desde abril, 47,3 milhões de dólares em dívidas do Estado e privados, mas mantém risco de colapso.

"A posição de endividamento ficou reduzida" melhorando o rácio de dívida sobre capital próprio, levando a LAM a "deixar de ser considerada insolvente", afirmou Sérgio Matos, membro da comissão de gestão da empresa.

Matos avançou ainda que a estratégia de recuperação da transportadora passa por reativar a rota Maputo-Lisboa e explorar novos destinos, como Brasil, Índia, Dubai e China, anunciou hoje a comissão de gestão.

"Vamos reabrir algumas rotas. A primeira fase vai ser Maputo-Portugal, depois as fases subsequentes vão ser Maputo-São Paulo, Maputo-Guanzhou, Maputo-Bombai, Maputo-Dubai", referiu Sérgio Matos, membro da comissão.

Leia Também: Moçambique recebe MNE russo com relações bilaterais e guerra na agenda

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório