Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Inflação homóloga na Alemanha desacelera para 6,1% em maio

A taxa de inflação homóloga na Alemanha deverá desacelerar para 6,1% em maio, contra 7,2% em abril, segundo estimativas provisórias hoje anunciadas pela agência federal de estatística alemã (Destatis).

Inflação homóloga na Alemanha desacelera para 6,1% em maio
Notícias ao Minuto

14:04 - 31/05/23 por Lusa

Economia Estimativa

Num comunicado hoje divulgado, a Destatis precisa que, em cadeia, a inflação na Alemanha desceu 0,1% em maio face a abril.

Esta descida da inflação homóloga é a mais acentuada dos últimos meses, depois de a inflação ter sido de 7,2% em abril, 7,4% em março e 8,7% em fevereiro, refere o Destatis num comunicado.

O pico do aumento dos preços foi registado em outubro, com 10,4% em termos homólogos, depois de os preços terem começado a ser contidos, especialmente no setor da energia.

Em maio, os preços dos produtos alimentares continuaram a apresentar um crescimento acima da média (+14,9%) em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

A Destatis afirma que com +2,6%, o aumento homólogo dos preços da energia em maio de 2023 foi, no entanto, inferior à taxa de variação do índice global, mas sublinha que "existe um efeito de base, uma vez que o nível do índice foi elevado em maio de 2022, depois de os preços da energia terem disparado na sequência do ataque russo à Ucrânia".

"Além disso, as medidas do terceiro pacote de medidas de apoio do Governo Federal, que se refletem no índice de preços no consumidor, contribuíram para o abrandamento do aumento dos preços da energia", adianta a Destatis.

O índice harmonizado, utilizado para os cálculos a nível da UE, situou-se em 6,3% em termos homólogos em maio e em 0,2% em relação ao mês anterior.

À divulgação destes dados provisórios seguir-se-á a dos dados definitivos do Destatis, a 13 de junho.

Leia Também: Declarações do presidente do COP? "Desajustadas e infundadas"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório