Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Clientes do cartão Universo vítimas de burla. "Não carregue em links"

Até ao final de maio, "as cerca de duas centenas de reclamações já tinham superado as 176 recebidas durante todo o ano 2022", diz a DECO Proteste.

Clientes do cartão Universo vítimas de burla. "Não carregue em links"
Notícias ao Minuto

12:48 - 31/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia Burla

A DECO Proteste tem recebido "centenas de reclamações" sobre transações online fraudulentas que têm uma coisa em comum: o cartão Universo como meio. A recomendação é simples: "Não carregue em links enviados por e-mail ou SMS".

"O Universo, cartão de crédito associado ao grupo Sonae, está sob ataque. Apesar de as fraudes online estarem em crescimento e serem transversais a todos os ramos de atividade, certo é que o serviço jurídico da DECO Proteste não tem tido mãos a medir para dar seguimento às centenas de reclamações relacionadas com o cartão Universo que lhe têm chegado – e o problema parece estar a agravar-se", explica a organização de defesa do consumidor, numa nota publicada no seu site.

Até ao final de maio, "as cerca de duas centenas de reclamações já tinham superado as 176 recebidas durante todo o ano 2022".

"A análise das reclamações sugere um esquema de phishing. O primeiro passo, como é usual, passa por uma mensagem enviada pelos cibercriminosos, tipicamente por e-mail ou SMS, onde simulam pertencer ao Universo e tentam convencer os utilizadores a clicarem num link. Ao fazê-lo, são conduzidos a uma página de aparência idêntica à do Universo, em que lhes são pedidos os dados de login", explica a DECO Proteste. 

Universo diz que "casos reportados nas notícias são antigos"

Contactada pelo Notícias ao Minuto fonte oficial da Universo adiantou que a empresa "tem implementados os mais avançados e eficazes sistemas anti-fraude do mercado, garantindo aos seus clientes a segurança da utilização do Cartão Universo em todas as transações" e adiantou que "os casos reportados nas notícias são antigos e não se registam alterações no nível de situações reportadas pelos clientes".

"Os cibercrimes são uma realidade em todo o sistema financeiro e uma preocupação constante da Universo, que partilha com os seus Clientes, de forma muito regular, recomendações de segurança e alertas, as quais estão disponíveis em https://universo.pt/seguranca-e-prevencao-de-fraude. Entre as recomendações está a não partilha de códigos em operações de autorização relativos a operações não iniciadas pelo Cliente, de credenciais de login e de outros dados bancários, confirmando sempre que se está na página oficial do Universo quando se acede à área de Cliente", acrescentou a mesma fonte. 

Disse ainda que, "nestas situações de crime, em que a Universo é também uma vítima, estamos ao lado dos nossos clientes e a cooperar com as autoridades judiciais, o regulador, os processadores de cartões de crédito e os agregadores de sites para investigar, identificar e punir os responsáveis". 

[Notícia atualizada às 07h23 do dia 1 de junho de 2023.]

Leia Também: Associação Zero contra parecer favorável para mina de lítio em Boticas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório