Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sacos de plástico para pão, fruta e legumes vão passar a ser pagos

Utilização de sacos muito leves "ficará sujeita ao pagamento de uma contribuição à semelhança dos sacos de plástico leves", indicou fonte da tutela.

Sacos de plástico para pão, fruta e legumes vão passar a ser pagos
Notícias ao Minuto

07:47 - 31/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia compras

Os típicos sacos transparentes utilizados para transportar a fruta e legumes vão passar a ser pagos. Eram para ser proibidos a partir de quinta-feira, dia 1 de junho, mas o Governo recuou e, em vez disso, vai avançar para a cobrança.

A notícia, sublinhe-se, foi avançada pelo Jornal de Notícias (JN), sendo que  não se sabe ainda quando é que a cobrança destes sacos entrará em vigor.

Contactada pelo Notícias ao Minuto para obter mais esclarecimentos, fonte da tutela confirmou que o "Governo está, neste momento, a ultimar o diploma que prevê alteração desta norma", em linha com o que tinha dito ao JN.

"No futuro, deverá ser privilegiada a utilização de sacos próprios não descartáveis ou alternativas reutilizáveis. A utilização de sacos muito leves ficará sujeita ao pagamento de uma contribuição à semelhança dos sacos de plástico leves. Com estas medidas, o Governo está a ir ao encontro das normas europeias", referiu a mesma fonte. 

A cobrança dos sacos de plástico em Portugal, recorde-se, arrancou em 2015. Atualmente, são cobrados cerca de 10 cêntimos por cada saco de compras, sendo que na altura 'escaparam' às regras os sacos transparentes para a fruta e legumes, que agora também começarão a ser pagos. 

[Notícia atualizada às 10h15]

Leia Também: Subaru não desperdiça material e faz sacos com sobras de airbags

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório