Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Primeiros 3 dias de greve da easyJet levaram ao cancelamento de 224 voos

Os números agora divulgados pelo SNPVAC contrastam com os divulgados, por volta da hora de almoço, pela companhia aérea.

Primeiros 3 dias de greve da easyJet levaram ao cancelamento de 224 voos
Notícias ao Minuto

17:28 - 30/05/23 por Ema Gil Pires

Economia SNPVAC

Os primeiros três dias de greve de tripulantes da easyJet em Portugal levaram ao cancelamento de um total de 224 voos, segundo deu conta um comunicado do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Segundo o balanço provisório divulgado pelo sindicato, no dia 26 de maio a empresa cancelou um total de 74 ligações aéreas. Nos dias 28 e 30 do mesmo mês, a easyJet deixou por realizar outros 72 e 78 voos, respetivamente.

Contas feitas, "apenas um voo", realizado na sexta-feira, foi "tripulado por chefias da easyJet que têm licença para voar", durante todo o período de vigência da greve.

"Excluindo esse voo, em que a tripulação dos aviões é composta por chefias da easyJet com licença para voar, a greve tem tido uma adesão de 100% dos tripulantes", pode ler-se no mesmo comunicado.

"O SNPVAC está plenamente convicto que nos dias que restam da greve dos tripulantes da easyJet, que se estendem pelos próximos dias 1 e 3 de junho, a adesão será igualmente de 100%, saindo apenas os voos que foram definidos como Serviços Mínimos pelo Ministério das Infraestruturas", aponta ainda.

Os números agora divulgados pelo sindicato contrastam com os divulgados, por volta da hora de almoço, pela companhia aérea, que em comunicado deu conta de que a adesão ao terceiro dia de greve dos tripulantes de cabine era de 60%. Recorde-se que o SNPVAC, num balanço divulgado ao início da manhã, apontava uma adesão de 100% à greve.

Em causa está uma paralisação que abrange "todos os voos realizados pela easyJet", bem como os "demais serviços a que os tripulantes de cabine estão adstritos", cujas "horas de apresentação ocorram em território nacional com início às 00h01 e fim às 24h00 de cada um dos dias" mencionados, lê-se no pré-aviso de greve divulgado pelo sindicato.

Leia Também: Adesão ao 3.º dia de greve de tripulantes de cabine é de 60%, diz Easyjet

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório