Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Porto. Subida dos preços das casas desacelerou no 1.º trimestre

Dados são do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário.

Porto. Subida dos preços das casas desacelerou no 1.º trimestre
Notícias ao Minuto

11:47 - 30/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia Imobiliário

Os preços de venda das casas no Porto registaram um aumento homólogo "robusto" de 13,7% no 1.º trimestre de 2023, mas esta subida desacelerou 3,2 pontos percentuais face à variação homóloga de 16,9% observada no 4.º trimestre de 2022, de acordo com o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário.

Segundo os dados divulgados esta terça-feira, em termos trimestrais, os preços aumentaram 1,1% no 1.º trimestre deste ano, "a variação em cadeia mais baixa em dois anos".

"Apesar de manter um ritmo de subida superior ao de Lisboa (concelho onde a variação homóloga no 1º trimestre de 2023 foi de 7,7%), o Porto contraria a tendência observada quer na capital quer a nível nacional, onde este período inicial de 2023 inverteu a trajetória de desaceleração da última metade do ano passado", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Relativamente ao "comportamento no contexto da Área Metropolitana, o Porto, assim como Lisboa, regista a menor valorização da respetiva região, onde todos os outros mercados registaram aumentos homólogos superiores a 17% no trimestre em análise".

"O aumento de preços na Área Metropolitana do Porto é liderado por Gaia, com uma variação homóloga de 26,2%, destacando-se ainda Matosinhos e Póvoa de Varzim, ambos com incrementos de 24,8% face ao mesmo trimestre de 2022", foi ainda referido. 

Leia Também: JLL diz ser responsável por 36% da área negociada em Lisboa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório