Indicadores. Confiança dos consumidores acelera, mas clima económico cai
O indicador de confiança dos consumidores aumentou, ao passo que o indicador de clima económico diminuiu em maio, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo INE.

© iStock

Economia INE
O indicador de confiança dos consumidores aumentou entre dezembro e maio, "atingindo o valor máximo desde fevereiro de 2022, após ter registado em novembro o valor mais baixo desde o início da pandemia em abril de 2020".
"O saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços diminuiu significativamente em maio, afastando-se do patamar elevado em que se encontrava, próximo do valor máximo da série registado em outubro", explica o INE.
Já o indicador de clima económico diminuiu em maio, após ter aumentado entre janeiro e abril.
"Os indicadores de confiança diminuíram em todos setores inquiridos, Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Comércio e Serviços", explica.
"O saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuiu expressivamente entre novembro e maio na Indústria Transformadora, atingindo o valor mais baixo desde maio de 2020. Este saldo também diminuiu desde novembro no Comércio, significativamente em maio, atingindo o nível mais baixo desde abril de 2021. Na Construção e Obras Públicas e nos Serviços, após se terem verificado reduções moderadas entre fevereiro e abril, os saldos de respostas diminuíram significativamente em maio, situando-se nos níveis mais baixos desde abril e outubro de 2021, respetivamente", conclui o INE.
[Notícia atualizada às 09h40]
Leia Também: Bolsas europeias mistas, pendentes do acordo nos EUA
Seguro de vida: Não está seguro da sua decisão? Transfira o seu seguro de vida e baixe a prestação
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários