Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Indicadores. Confiança dos consumidores acelera, mas clima económico cai

O indicador de confiança dos consumidores aumentou, ao passo que o indicador de clima económico diminuiu em maio, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo INE.

Indicadores. Confiança dos consumidores acelera, mas clima económico cai
Notícias ao Minuto

09:37 - 30/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia INE

O indicador de confiança dos consumidores aumentou entre dezembro e maio, "atingindo o valor máximo desde fevereiro de 2022, após ter registado em novembro o valor mais baixo desde o início da pandemia em abril de 2020".

"O saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços diminuiu significativamente em maio, afastando-se do patamar elevado em que se encontrava, próximo do valor máximo da série registado em outubro", explica o INE.

Já o indicador de clima económico  diminuiu em maio, após ter aumentado entre janeiro e abril.

"Os indicadores de confiança diminuíram em todos setores inquiridos, Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Comércio e Serviços", explica.

"O saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuiu expressivamente entre novembro e maio na Indústria Transformadora, atingindo o valor mais baixo desde maio de 2020. Este saldo também diminuiu desde novembro no Comércio, significativamente em maio, atingindo o nível mais baixo desde abril de 2021. Na Construção e Obras Públicas e nos Serviços, após se terem verificado reduções moderadas entre fevereiro e abril, os saldos de respostas diminuíram significativamente em maio, situando-se nos níveis mais baixos desde abril e outubro de 2021, respetivamente", conclui o INE. 

[Notícia atualizada às 09h40]

Leia Também: Bolsas europeias mistas, pendentes do acordo nos EUA

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório