Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Inflação estimada em Espanha desde para 3,2% em maio

Os preços em Espanha subiram 3,2% em maio, segundo uma estimativa oficial divulgada hoje que, a confirmar-se, revela uma diminuição de nove décimas da inflação, que tinha sido 4,1% em abril.

Inflação estimada em Espanha desde para 3,2% em maio
Notícias ao Minuto

08:38 - 30/05/23 por Lusa

Economia Mercado

Esta evolução da taxa da inflação (subida dos preços comparando com o mesmo mês do ano anterior) em Espanha "deve-se, principalmente, à descida dos preços dos carburantes, que tinham aumentado em maio do ano passado", segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol.

"Também influencia, embora em menor medida, uma subida dos preços dos alimentos e bebidas não alcoólicas menor do que em maio de 2022", ainda segundo o INE.

A estimativa para a inflação subjacente (que exclui a energia e os alimentos frescos, não elaborados) este mês é de 6,1%, menos cinco décimas do que em abril.

Ao longo de 2022, Espanha aprovou vários pacotes de medidas para responder à inflação superiores a 3% do Produto Interno Bruto (PIB), cerca e 45.000 milhões de euros, entre ajudas diretas a consumidores e empresas e benefícios fiscais, como a redução do IVA da eletricidade e do gás para 5% ou um desconto de 20 cêntimos por litro na compra de combustíveis.

Para tentar responder à escalada dos preços dos alimentos, entrou em vigor em janeiro um novo conjunto de medidas que incluem a suspensão do IVA (imposto sobre o consumo) de alguns alimentos e produtos considerados básicos.

Espanha fechou o ano passado com a taxa de inflação mais baixa da União Europeia (5,7%), depois de no primeiro semestre de 2022 ter tido dos valores mais elevados e de em julho ter registado a inflação mais alta no país desde 1984 (10,77%).

Em abril, último mês para que existem dados, Espanha continuava a ter das menores taxas de inflação da União Europeia.

A taxa de inflação da zona euro subiu, em abril, para os 7,0%, mas a da União Europeia recuou para os 8,1%, segundo o Eurostat.

Leia Também: Euro segue estável face ao dólar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório