Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

AdC investiga fixação de preços de revenda de suplementos alimentares

Investigação foi iniciada em novembro de 2022.

AdC investiga fixação de preços de revenda de suplementos alimentares
Notícias ao Minuto

12:51 - 29/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia Concorrência

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou, esta segunda-feira, que está a investigar uma prática anticoncorrencial exercida por um fornecedor de alimentação saudável junto dos distribuidores, ao impedi-los de fixar livremente os preços de venda ao público.

"A investigação foi iniciada em novembro de 2022 e, ainda no mesmo ano, a AdC realizou diligências de busca e apreensão nas instalações da empresa em causa", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Desta investigação da AdC, "resultaram indícios de que a empresa terá fixado e imposto aos distribuidores o preço de venda ao público de suplementos alimentares e outros produtos de alimentação saudável, de forma regular e generalizada, pelo menos, entre 2016 e 2022".

Depois, a AdC "emitiu uma Nota de Ilicitude (acusação) à empresa visada, o que termina a fase de inquérito e dá início à fase de instrução do processo". 

"Na fase de instrução, agora iniciada, a AdC dá à empresa visada a oportunidade de exercer o direito de audição e defesa em relação aos comportamentos detetados, à prova reunida e às sanções em que poderá incorrer", pode ler-se.

E mais: "Perante uma decisão final sancionatória, as práticas anticoncorrenciais podem valer às empresas uma coima de até 10% do seu volume de negócios e de até 10% da remuneração dos responsáveis envolvidos". 

[Notícia atualizada às 13h11]

Leia Também: Menzies notifica Autoridade da Concorrência para aquisição da Groundforce

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório