Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Vive no Porto e procura mais eficiência energética? Este balcão ajuda

O balcão Porto Energy Hub, espaço de atendimento e apoio a cidadãos que procuram soluções de eficiência energética no Gabinete do Munícipe do Porto, alavancou cerca de 180 mil euros de investimento privado em oito meses, foi hoje revelado.

Vive no Porto e procura mais eficiência energética? Este balcão ajuda
Notícias ao Minuto

08:21 - 29/05/23 por Lusa

Economia Porto Energy Hub

Em comunicado, a empresa municipal de Ambiente do Porto revela hoje que o balcão já recebeu "mais de 150 pedidos de avaliação de potencial de poupança energética", realizou perto de "uma centena de ações de acompanhamento técnico" e mais de 10 visitas técnicas a habitações que estão a desencadear intervenções de melhoria da eficiência energética.

O Porto Energy Hub visa apoiar famílias e empresas a reduzirem custos, estando, neste momento, a apoiar seis condomínios "na identificação de financiamento" e de "requisitos técnicos de eficiência energética".

"Em menos de um ano de vida, já foram alavancados cerca de 180.000 euros de investimento privado", salienta a empresa municipal.

O balcão Porto Energy Hub está disponível desde setembro de 2022 no Gabinete do Munícipe e visa contribuir para "acelerar esforços da sociedade civil no caminho rumo à neutralidade carbónica da cidade", de acordo com os objetivos do Pacto do Porto para o Clima.

Liderado pelo município do Porto, o Pacto do Porto para o Clima pretende "despertar a ação dos cidadãos e organizações" na partilha de experiências e conhecimento para a neutralidade carbónica em 2030, desígnio que a autarquia se comprometeu atingir.

A iniciativa reúne mais de 200 subscritores da academia, justiça, educação, construção, indústria, ciência, saúde e cultura, e conta com o patrocínio da Presidência da República.

Citado no comunicado, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, destaca que o município tem previsto um plano de incentivos à instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios particulares "que ronda os oito milhões de euros até 2030" e que será "materializado através da redução do valor de IMI a pagar".

Com este plano de incentivos, que deverá entrar em funcionamento "muito em breve", o município espera contribuir diretamente para a transição energética de cerca de 2.000 instalações, "capazes de produzir cerca de 23 W [Watt]".

"Os interessados neste e noutros apoios a nível energético, encontram no Porto Energy Hub um verdadeiro parceiro no aconselhamento sobre as melhores soluções técnicas, legais e financeiras a aplicar em cada caso específico", acrescenta Filipe Araújo, que detém o pelouro do Ambiente.

Coordenado pela Agência de Energia do Porto, o Porto Energy Hub disponibiliza soluções para reduzir a fatura e dicas de eficiência energética a aplicar no dia-a-dia.

Segundo a empresa municipal, a "aposta na eficiência energética e na promoção do recurso a energias de fonte renovável é fundamental para que a cidade alcance o grande objetivo do Pacto do Porto para o Clima: atingir a neutralidade carbónica em 2030".

"É ambicioso e sabemos que para o alcançar temos, forçosamente, de alterar a origem e a forma como consumimos energia. O município só é responsável por 6% das emissões de gases com efeito de estufa. Por isso mesmo, criámos o Porto Energy Hub logo no lançamento do projeto do Pacto do Porto para o Clima, como forma de apoiar, aconselhar e envolver os portuenses neste desígnio comum"", salienta Filipe Araújo.

Leia Também: IMI. AT já concluiu envio de notas de cobrança, se não recebeu faça isto

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório