Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Número de brasileiros incapaz de pagar dívidas cresce com alta dos juros

Quatro em cada dez adultos brasileiros têm dívidas em atraso, disse a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), numa altura em que a taxa de juros está em 13,75% para tentar controlar a inflação.

Número de brasileiros incapaz de pagar dívidas cresce com alta dos juros
Notícias ao Minuto

04:42 - 29/05/23 por Lusa

Economia Brasil

Segundo dados da CNDL, as dívidas em atraso aumentaram 18,4% em abril em comparação com igual mês do ano passado, enquanto o número de brasileiros com dívidas em atraso também cresceu 8%, com a maioria a falhar pagamentos aos bancos.

A situação é ainda pior entre os idosos, com o número de brasileiros com mais de 60 anos que não consegue pagar as dívidas a subir quase 35% em abril, em comparação com os níveis registados antes do início da pandemia, segundo dados da empresa de análise de dados Serasa Experian, publicados pelo jornal Estado de São Paulo.

A dívida das famílias brasileiras está há meses a rondar níveis históricos, de acordo com dados do Banco Central do Brasil (BCB), que em 03 de maio decidiu manter a taxa de juro de referência em 13,75%.

Após nove meses e uma dúzia de aumentos para tentar aliviar as pressões nos preços, a inflação caiu para cerca de 4% em meados deste mês, longe do pico de 12% atingido no ano passado.

O elevado custo do crédito está também a afetar as empresas, que têm sentido dificuldades para obter empréstimos ou emitir títulos de dívida, num cenário de aumento das falências de empresas.

Os analistas estão a apostar numa queda gradual das taxas de juro a partir de agosto, após o presidente do BCB, Roberto Campos Neto, ter dito que há "vários sinais positivos à frente" na evolução da inflação.

Campos Neto disse que a atividade económica está a acalmar a nível mundial, com os custos das matérias-primas e da energia em queda, e com um impacto "melhor do que o esperado" das medidas para acalmar os preços da eletricidade e dos alimentos.

Ainda assim, os analistas acreditam que a subida dos preços ao consumidor deverá voltar a acelerar até dezembro e que a inflação deverá manter-se acima de 10% até 2025, muito longe da meta de 3% fixada pelo BCB.

Leia Também: Biden admite concessões em acordo da dívida, mas mantém prioridades

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório