Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Regular IA é importante e deve "envolver todo o ecossistema"

O cofundador da tecnológica portuguesa Coreflux Paulo Mota considera que a regulação da inteligência artificial (IA) "é um tópico de extrema importância" e "uma necessidade para impedir utilizações indevidas", considerando importante "envolver todo o ecossistema".

Regular IA é importante e deve "envolver todo o ecossistema"
Notícias ao Minuto

11:32 - 27/05/23 por Lusa

Economia Coreflux

Em entrevista à Lusa, Paulo Mota salienta que "a regulação das tecnologias baseadas em inteligência artificial é um tópico de extrema importância, não só tendo em conta que o ritmo de desenvolvimento das mesmas supera em larga escala a capacidade atempada de legislação, mas acima de tudo considerando que é um tema complexo com extensas ramificações socioeconómicas".

Além disso, "a regulação é uma necessidade para impedir utilizações indevidas, devendo ser bem ponderada, por englobar tanto oportunidades como riscos", sublinha o cofundador da Coreflux, que tem dois "grandes projetos" de inteligência artificial, o Anselmo e o Graham Bell, que são trabalhadores digitais.

A proposta de legislação europeia para a IA - 'Artificial Intelligence Act' -, diz, "tem a imensa responsabilidade de conseguir definir conceitos, classificar riscos, monitorizar aplicações e regular utilizações da IA das quais possam advir intencional ou não-intencionalmente riscos considerados inaceitáveis".

Agora, "importa aqui sublinhar 'utilizações da IA', porque é e deverá sempre ser essa a perspetiva a adotar", ou seja, "considerar e avaliar casos específicos, por oposto a tentar regular a tecnologia em si de forma generalizada e indiscriminada", defende.

"Tal geraria o risco de abrandar a capacidade de inovação europeia e de criar dependências externas, motivando o potencial êxodo de empresas tecnológicas para mercados mais permissivos. E como se viu já em casos como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), o exemplo europeu é muitas vezes adotado como um 'standard' em vários países, liderando por exemplo", aponta o cofundador da Coreflux.

Além disso, "é importante a este nível envolver todo o ecossistema: empresas e especialistas de diversos ramos e setores, dialogando em sintonia com legisladores, políticos e especialistas académicos", pois só desta forma se garante, "por um lado, que a tecnologia é compreendida antes de ser julgada, e por outro, que a competitividade face a outros mercados é mantida sem prejuízo efetivo para os cidadãos da União (e além das fronteiras da mesma)".

Sobre as preocupações relativas a soluções como o ChatGPT, IA generativa (que é capaz de criar sem recurso a humanos, numa descrição simplificada), Paulo Mota considera que "a reação da sociedade a estas tecnologias é compreensível, sendo que as pessoas estão a começar a aperceber-se das potenciais oportunidades e riscos".

Por isso, "face ao ritmo de desenvolvimento da automação industrial e dos recentes avanços em IA, que tem sido sem precedentes, é importante haver uma resposta de esclarecimento por parte das entidades reguladoras, dos media, e das empresas deste setor".

O cofundador da tecnológica portuguesa recorda que no passado assistiu-se "a múltiplos momentos históricos de viragem, como a invenção do automóvel ou o desenvolvimento de máquinas industriais", tendo aprendido que "o progresso não pode ser revertido e requer inevitavelmente adaptação".

As formas de trabalhar vão mudar, "delegando-se tarefas repetitivas e demoradas para ferramentas autónomas, mas em contrapartida pretende-se libertar as pessoas para componentes criativas, de decisão e coordenação, ou para buscas da realização pessoal", acrescenta.

Por isso, "podemos e devemos investir em dotar as pessoas de competências digitais para utilizar estas novas ferramentas e, assim, acelerar novos rumos e resultados de alta produtividade", prossegue, adiantando que vão surgir novas profissões associadas à IA, dando o exemplo da recente 'prompt engineer', "encarregue de aperfeiçoar interfaces entre humano e máquina, realizar pesquisas e otimizar soluções através de ferramentas IA".

No entanto, por muito automatizado que o processo seja, "o elemento humano deverá continuar a guiar componentes estratégicas e de orientação" e "ainda é cedo para perceber de forma clara que outras novidades poderão surgir e que novas áreas poderão ser potenciadas a partir desta base", considera.

É certo, diz, que a IA, "se bem empregue pode potenciar" o desempenho e "democratizar o acesso a capacidades pessoais antes restritas apenas a profissionais altamente especializados".

No fundo, é preciso encarar a tecnologia como aquilo que é, "uma ferramenta", remata.

Considera ainda que "mecanismos como o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na sua vertente de Transição Digital e num potencial apoio à Indústria 4.0 e Novas Tecnologias, deveriam reforçar o desenvolvimento de competências digitais em todas as fases do ensino, entrada no mercado de trabalho, e na reconversão de competências".

Isto porque a adaptação do sistema de ensino a esta nova realidade "é fundamental para acompanhar as mudanças em curso" e as empresas que desenvolvam atividade "nestes setores deverão participar ativamente na discussão social e regulatória", conclui.

Leia Também: Escritores acreditam que IA não será capaz de superar criatividade humana

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório