Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Mais de 76 horas de cobertura. Uma análise à "novela" em torno da TAP

O processo da demissão do ministro das Infraestruturas, João Galamba, que não foi aceite por António Costa, tornou-se no "episódio que gerou o maior pico de notícias durante estes seis meses".

Mais de 76 horas de cobertura. Uma análise à "novela" em torno da TAP
Notícias ao Minuto

11:16 - 25/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia TAP

A polémica em trono da TAP tem feito correr muita tinta sobre a companhia aérea. Uma análise da Marktest divulgada esta quinta-feira revela que, nos últimos seis meses, os quatro canais generalistas (RTP1, RTP2, SIC e TVI) emitiram mais de 76 horas de notícias sobre esta "novela", com vários episódios

Além disso, só no período entre 28 de abril e 7 de maio, a análise da Marktest identificou 256 notícias sobre este tema, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

"As sucessivas polémicas em torno da TAP desde o final de 2022, associadas ao arranque da Comissão Parlamentar de Inquérito à tutela política da gestão da transportadora aérea, no final de fevereiro, afirmaram a TAP como o principal caso político deste ano em Portugal", diz a Marktest. 

Este facto teve "efeitos mediáticos evidentes", já que "só nos últimos seis meses, os quatro canais generalistas (RTP1, RTP2, SIC e TVI) emitiram mais de 76 horas de notícias sobre o tema nos seus espaços informativos. E com três protagonistas políticos em destaque: António Costa, João Galamba e André Ventura".

O processo da demissão do ministro das Infraestruturas, João Galamba, que não foi aceite por António Costa, tornou-se no "episódio que gerou o maior pico de notícias durante estes seis meses": "No período entre 28 de abril e 7 de maio, a análise da Marktest identificou 256 notícias sobre este tema, com 12 horas e 41 minutos de duração, o que representou 14,97% do tempo total de notícias emitidas durante essa semana nos canais generalistas (2216 notícias no total)".

Galamba é o protagonista

"Tendo em conta o protagonismo assumido no dossiê TAP (e respetivas polémicas), é sem surpresa que João Galamba surge como o protagonista político com maior número de notícias sobre este tema nos últimos seis meses, totalizando 171 notícias como interveniente na primeira pessoa nas peças emitidas nos principais espaços informativos dos canais generalistas", pode ler-se na mesma nota.

Estas notícias, diz a Marktest, representaram um total de 8h27 de informação com Galamba como protagonista direto.

Leia Também: Preços dos imóveis comerciais cresceram 4,2% em 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório