Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Não recebeu a nota de cobrança do IMI? Como obter os dados para pagamento

Há contribuintes que não receberam a nota de cobrança do IMI. Se é o seu caso, saiba o que fazer.

Não recebeu a nota de cobrança do IMI? Como obter os dados para pagamento
Notícias ao Minuto

08:38 - 25/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia IMI

Há vários contribuintes que se queixam de não terem recebido a nota de cobrança do imposto municipal sobre imóveis (IMI), de acordo com a DECO Proteste, mas o prazo para o pagamento da primeira prestação termina já no final deste mês. Contudo, há uma forma de obter os dados para o pagamento através do Portal das Finanças. 

"O prazo para o pagamento da primeira prestação do IMI termina na próxima semana, a 31 de maio. No entanto, devido a uma anomalia técnica na Autoridade Tributária, são vários os consumidores que se queixam de ainda não terem recebido na morada ou no e-mail a nota de cobrança com os dados para efetuarem o pagamento do imposto", revela a DECO Proteste. 

O Notícias ao Minuto tentou obter mais esclarecimentos junto do Ministério das Finanças, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta. 

A DECO Proteste lembra que, "até agora, a AT não deu qualquer indicação sobre um eventual prolongamento do prazo de pagamento".

Como obter os dados para pagamento

Pode obter os dados para o pagamento do IMI deve aceder ao Portal das Finanças e iniciar sessão com as suas credenciais de acesso. Depois, deve clicar em 'Serviços' > 'Imposto Municipal sobre Imóveis' > 'Consultar Notas de Cobrança' > '2022'. Em alternativa pode aceder a este link.  

Vale recordar que, se o valor do imposto for inferior a 100 euros, este é o único pagamento de IMI do ano. Se for superior, deve pagar as restantes prestações em agosto e novembro. "Para obter os dados de pagamento de outras prestações, o processo é o mesmo", explica a DECO Proteste.  

Leia Também: Tem IMI para pagar? Tenha atenção a este prazo (que está a acabar)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório